Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Assembleia Legislativa recebe projeto sobre diagnóstico de autismo

Iniciativa que levará atendimento especializado para diagnóstico do TEA a crianças de 3 a 10 anos

Assembleia Legislativa recebe projeto sobre diagnóstico de autismo
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nesta segunda-feira (2), o projeto Mente em Foco, iniciativa que levará atendimento especializado para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a crianças de 3 a 10 anos em diversas regiões do estado. O projeto é viabilizado por uma emenda de R$ 400 mil do deputado estadual Franzé Silva (PT).

A apresentação do equipamento contou com a presença do presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), deputados Gustavo Neiva (PP) e Rubens Vieira (PT) , além da primeira-dama do Piauí e coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles. 

A ação terá início em Parnaíba, entre os dias 4 e 7 de junho, e contará com uma unidade móvel de atendimento equipada para consultas. O ônibus itinerante será conduzido por uma equipe multiprofissional composta por médica clínica, neuropedagoga, neuropsicóloga, enfermeira e terapeuta ocupacional. As imagens geradas durante os atendimentos serão analisadas remotamente por um neuropediatra.



“Esse consultório sobre rodas vai atender onde está a maior demanda reprimida: no interior do estado e nas periferias de Teresina. Muitas famílias não têm condições de arcar com o custo de um diagnóstico”, afirmou o deputado Franzé Silva.

Leia Também:



O cadastramento das crianças será feito com base no CadÚnico ou por indicação de escolas, secretarias de Saúde e Educação ou agentes comunitários de saúde.


Idealizador do projeto, Vespasiano Carvalho destacou o caráter inclusivo da iniciativa. “Queremos alcançar as famílias mais longínquas, a mãe que nunca levou o filho ao médico, que nunca teve acesso a um profissional. Vamos levar dignidade e inclusão a essas crianças”, afirmou.

Comentários:

Paulo Pincel

Publicado por:

Paulo Pincel

Jornalista, criador de conteúdo

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!