PODER

Rios Marataoan e Longá devem subir mais e alagar casas em Barras e Esperantina

Os rios devem subir ainda mais no decorrer desta quarta-feira (10) provocando novos alagamentos

Defesa Civil monitora o nível dos rios no Piauí

Defesa Civil monitora o nível dos rios no Piauí Foto: SEDEC

Os níveis dos rios Marataoan e Longá devem subir ainda mais no decorrer desta quarta-feira (10) provocando novos alagamentos em bairros situados em suas margens nas cidades de Barras e Esperantina, no Norte do Piauí, onde já existem 18 famílias desabrigadas. Em Luzilândia, o nível do rio Parnaíba está próximo da cota de inundação, segundo boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

“As cidades já estão em situação de inundação. A expectativa para Barras é de que o rio Marataoan continue em pequena elevação e o mesmo em Esperantina, rio Longá, caso não ocorram novas chuvas intensas na bacia”, diz a nota da CPRM, divulgada na manhã de hoje.



Em Barras, o nível do rio Marataoan deve alcançar os 4,57m. No momento o nível está em 4,55 m, 35 cm acima da cota de inundação que é de 4,20 m.


Em Esperantina, a cota atual do rio Longá é de 8,05 m, 65 cm acima da cota de inundação, que é de 7,40 m. A tendência de momento é que o rio se eleve ainda mais nas próximas horas, devendo chegar a valores no entorno de 8,07 m.


Em Luzilândia, o nível do rio Parnaíba está em 5,59 m, estando próximo do início da inundação que é de 5,70 m. Até o final do dia, o Parnaíba deve chegar a 5,62 m.


Em Teresina, o rio Poti está com 5,81 m e cota de inundação é de 10 m. O nível do rio Parnaíba é de 4,99 m, acima da cota de atenção, mas longe da cota de inundação, que é 6,87 m. 

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,70 m e deve ser manter estabilizada ao longo do dia.




No começo da semana, o secretário de Estado da Defesa Civil, Nerinho, juntamente com as Diretorias de Prevenção e Resposta da Sedec, as Defesas Civis Municipais e o Corpo de Bombeiros, estiveram nos municípios de Barras e Esperantina, monitorando as áreas no entorno dos rios Marataoan e  Longá.

O secretário Nerinho e a equipe visitaram os pontos críticos e discutiram ações de emergência no que diz respeito à assistência das famílias atingidas. “Ressaltamos que o governador Rafael está sensível e atento a esta situação. Estamos em contato com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, já temos um planejamento de ações para trabalharmos em conjunto a fim de que a população sofra o menos possível. Tanto a Defesa Civil quanto o Corpo de Bombeiros estão aptos e preparados para qualquer resposta. Caso haja uma intercorrência ainda maior, estamos prontos para dar a assistência que as famílias necessitam, como cestas básicas, água potável e filtros. Já estamos fazendo levantamento, mostrando áreas e construindo um plano de ações de curto, médio e longo prazo”.




Fonte: CPRM

Dê sua opinião: