PODER

Piauí vai usar 50% das vacinas para imunizar pessoas sem comorbidade de 18 a 59 anos

Os 30% das vacinas que chegarem ao Estado serão para público com comorbidade ou deficiência e 20% outros grupos prioritários

Vacina contra a Covid-19

Vacina contra a Covid-19 Foto: Reuters

O Governo do Estado aposta numa nova estratégia para conseguir barrar o avanço daCovid-19 no Piauí. Metade de todos os lotes de vacinas que chegarem ao estado serão destinados à imunização de pessoas sem comorbidades com idade emntre 18 e 59 anos, já que as pessoas acima dessa faixa etária já estão imunizadas comk a primeira dose, aguardando apenas a segunda aplicação.

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CiB) decidiu nesta quarta-feira (9) que 50% dos lotes das vacinas que chegarem ao Piauí a partir de hoje serão destinadas para o público geral de 18 a 59 anos, mesmo que não tenha comorbidades.

A reunião da CIB decidiu também que 30% das vacinas que chegarem ao Estado serão usadas para dar sequencia à imunização do público com comorbidades e deficiência e 20% para os grupos que forem reconhecidos pelos Conselhos Municipais de Saúde de cada cidade como prioritários. “Este reconhecimento de prioridade será feito pelos próprios municípios”, afirma o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães.

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, afirma que a decisão é para dar agilidade a imunização da população piauiense. “A ideia do governador Wellington Dias é ampliar a vacinação nos 224 municípios imunizando a população adulta do Piauí até outubro deste ano”, afirma.

Fonte: Sesapi

Dê sua opinião: