O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), participou da solenidade de abertura da programação da campanha do Agosto Lilás, promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI). A solenidade reuniu gestores públicos, representantes da CEVID e organizações da sociedade civil no Auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
A palestra de abertura teve como tema “O lugar do Piauí nos 20 anos da Lei Maria da Penha”, e foi proferida pela subdefensora pública geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos. A apresentação trouxe uma reflexão sobre o impacto da legislação no território piauiense. Durante o evento, os participantes também conheceram os dados do “Diagnóstico Piauí por Elas”, um estudo desenvolvido pelo Instituto Geni para mapear a rede de atendimento local e para aprimorar políticas públicas e fortalecer a atuação integrada dos órgãos estaduais.
“A consolidação de uma política pública eficaz de enfrentamento à violência contra a mulher não se faz de forma isolada, por isso buscamos sempre aperfeiçoar nossa atuação e acolher as vítimas, para criar uma cultura de sensibilização dentro e fora do Judiciário, tudo sob a égide da Lei Maria da Penha, afirmou o magistrado Virgílio Madeira, que participou do painel intitulado “Fortalecendo a Rede: desafios e perspectivas para a consolidação da Politica de enfrentamento a Violência contra as mulheres no Piauí”.
Durante o evento, foram debatidas novas estratégias e projetos para ampliar a prevenção e a eficácia das medidas protetivas no estado, marcando o início da mobilização que ocorrerá ao longo de todo o mês de agosto no Piauí.
Fonte/Créditos: TJ-PI
Comentários: