Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / PODERES

Governo vai ao TCE-PI mostrar resultados das missões internacionais e avanços na educação

Os gestores estaduais apresentaram os resultados de políticas públicas promovidas pelo Estado

Governo vai ao TCE-PI mostrar resultados das missões internacionais e avanços na educação
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 


Gestores da administração estadual apresentaram, nesta quinta-feira (25), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), os resultados de políticas públicas promovidas pelo Governo do Piauí. A iniciativa tem como objetivo acompanhar as ações do Executivo estadual e garantir transparência, permitindo que a população conheça os avanços em diferentes áreas.


Nesta edição do evento promovido pelo TCE, participaram o diretor-presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida; o secretário da Educação, Washington Bandeira; e o secretário da Fazenda, Emílio Júnior. Na oportunidade, detalharam as ações e conquistas do Governo do Estado em áreas como captação de investimentos internacionais, educação, inovação, turismo, agro, energias renováveis, mineração e logística.


O presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, destacou, durante a solenidade, a importância da iniciativa como instrumento de transparência e cooperação entre o tribunal e o governo. “O trabalho do TCE é em parceria com os próprios gestores, porque, à medida que buscamos o acompanhamento das políticas públicas, eventuais falhas são corrigidas. Os gestores podem apresentar os resultados, e a população fica informada do que de fato está sendo realizado na máquina pública”, ressaltou o gestor.


Foto: Francisco Leal
Foto: Francisco Leal

Victor Hugo de Almeida apresentou os números relacionados à política de atração de investimentos, destacando as 15 missões internacionais realizadas pelo governador Rafael Fonteles. Ele lembrou que cerca de 8% do mandato do chefe do Executivo já foi destinado a agendas no exterior para garantir parcerias estratégicas em diversos setores.

Leia Também:

“Todas as missões internacionais lograram êxitos importantes para o Estado do Piauí. Para quem nos assiste, um número importante é que uma média de cada missão conseguiu atrair de investimentos para o Estado R$ 3 bilhões. Isso com um valor total superior a R$ 49 bilhões em negócios. São números impressionantes, que impactam a economia local, com investimentos já inaugurados, em implantação e outros em fase de projeto, impactando diretamente na geração de emprego, renda e na melhoria da qualidade de vida do cidadão piauiense”, destacou o presidente da Investe Piauí.

Foto: Francisco Leal
Foto: Francisco Leal

O secretário da Fazenda acrescentou falando dos impactos da política de atração de investimentos na economia piauiense em curto, médio e longo prazo, ressaltando que o conjunto de medidas implementadas cria um ambiente favorável para o crescimento sustentável, com reflexos positivos na arrecadação, na geração de empregos e na qualidade de vida da população.

“A China é hoje o nosso principal parceiro comercial. Praticamente 66% do que o Piauí exporta vai para o mercado chinês, por meio de empresas locais. Isso gera emprego no estado, fortalece a economia dos municípios e amplia as divisas em dólares para o Brasil. Ou seja, as missões internacionais não são turismo, mas uma forma de vender o Piauí e atrair cada vez mais parceiros e investimentos”, pontua o gestor da Sefaz.

Foto: Francisco Leal
Foto: Francisco Leal

O secretário Washington Bandeira apresentou os avanços da educação no Piauí, com destaque para a expansão das escolas de tempo integral, a adoção do ensino de inteligência artificial e programas de incentivo à inovação, como o Seduckathon, que oferecem aos alunos premiados imersões em centros de referência em países como Portugal, Estados Unidos, China, Singapura e Alemanha.

“Esse evento, promovido pelo TCE, é importante para apresentarmos com transparência as ações e resultados do nosso trabalho, mostrando os processos, contratações, orçamentos e impactos das nossas políticas”, afirmou Bandeira.

Foto: Francisco Leal
Foto: Francisco Leal

Comentários:

Paulo Pincel

Publicado por:

Paulo Pincel

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!