O presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel, colheu na manhã desta sexta-feira (14) uma vitória da sua articulação política: o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) fará a realização de cursos profissionalizantes em parceria com a Câmara Municipal de Teresina, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Extensão e Inovação (FADEX).
A Escola do Legislativo Municipal, por meio dessa parceria, será integrante do Programa Acredita no Primeiro Passo, um projeto do MDS, que beneficiará pessoas inscritas no Cadastro Único com qualificação profissional. A iniciativa busca ampliar oportunidades de emprego e geração de renda, formando mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
O ministro Wellington Dias destacou a importância do programa e anunciou um investimento de R$ 7,3 milhões para capacitar mais de 3 mil pessoas até o final de 2025. "Hoje é um momento histórico. Estamos na Universidade Federal trabalhando o Programa Acredita em um formato diferente, com as qualificações para o emprego e o empreendedorismo", afirmou.
As aulas ocorrerão tanto na Câmara Municipal quanto na UFPI, utilizando a estrutura acadêmica da universidade. Entre os cursos oferecidos, destaca-se o de Montagem e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos – Eletricista de Energia Fotovoltaica, setor em crescimento no mercado de trabalho.
Enzo Samuel ressaltou que a parceria vai oferecer, inicialmente, cerca de 50 vagas na Escola do Legislativo e reforçou a importância de políticas públicas para transformar vidas e reduzir desigualdades. Ele lembrou sua origem humilde e como a capacitação profissional fez diferença em sua trajetória. “Sei na prática como a qualificação pode mudar vidas. Um curso de montagem e manutenção de computadores me ajudou a pagar meu financiamento universitário. Agora, estamos criando oportunidades para que mais pessoas possam alcançar a independência financeira”, disse o vereador.
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou que a universidade trabalhará para inserir os alunos no mercado de trabalho de forma sustentável. “Nosso trabalho será voltado para capacitar jovens para que saiam do Cadastro Único e se tornem empreendedores sustentáveis. Para isso, a formação profissional é essencial”, concluiu.
O início das matrículas e o calendário de atividades do programa devem ser divulgados, em breve, no site da Câmara e também nas redes sociais do Legislativo Municipal.
Fonte/Créditos: Ascom/CMT
Comentários: