Timon e Maranhão

Hospitais de Timon atingem 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19

A rede está com 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19

Atendimento a paciente com Covid-19 em hospital público

Atendimento a paciente com Covid-19 em hospital público Foto: Reprodução

A cidade de Timon atingiu, na noite de terça-feira (9), 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19. O município possui 43 leitos de enfermaria, destes, 20 estão ocupados. A situação se tornou mais preocupante com os 12 leitos de UTI ocupados ontem. O Hospital Regional Alarico Pacheco realizou uma reformulação de urgência para atender a demanda.

“Recebemos ontem solicitações de transferência da Unidade de Prontoatendimento – UPA e do Hospital do Parque Alvorada, então tivemos que realizar transferências de pacientes da UTI geral para outras unidades do estado ou para outros setores do hospital. Esses leitos transformamos em UTI Covid, dessa forma, a gente conseguiu expandir de 12 para 20 leitos Covid e mesmo sendo com urgência ,conseguimos atender essa demanda reprimida, devemos ampliar mais leitos ainda hoje”, explica Dr. Candilberto Lima Filho, superintendente estadual da rede de saúde.

Rede de atendimento

O município possui uma Rede de Atendimento de Saúde Municipal, incluindo o Hospital do Parque Alvorada e três Unidades Básicas de Sáude, que funcionam exclusivas para atendimento da doença, funcionando todos os dias da semana. As UBSs dos bairros Flores, Parque Piauí e Cidade Nova III, passam a funcionar das 7h30 às 17h30 de domingo a domingo e o hospital do Parque Alvorada com funcionamento 24h.

A situação é preocupante e é necessário o apoio da população para cumprimento das medidas sanitárias. A capital São Luís já apresenta um quadro com mais de 93% de ocupação dos leitos de UTI e a capital vizinha, Teresina, atingiu ,ontem também ,100% de ocupação dos leitos de UTI. Reforça Vinicius Cabral, secretário de saúde.

Comitê de Enfrentamento Covid
” Chegamos ao ponto que não queríamos, o comitê municipal de enfrentamento à doença irá se reunir novamente e já estamos atentos às manifestação dos governadores, porque 19 estados do país estão com situação grave e acreditamos que teremos medidas mais restritivas previstas “, afirma João Batista, secretário de governo. ” Faço um apelo para que as pessoas não aglomerem, a nova variante da doença é super agressiva, não temos leitos disponíveis em nenhuma lugar e não queremos pessoas morrendo sem oxigênio”.

Abastecimento Oxigênio
Como acontece em todo o Brasil, o abastecimento de oxigênio dos hospitais de Timon é realizado pela empresa White Martins. No Hospital do Parque Alvorada o abastecimento é programado pela equipe.  “Ontem tivemos um atraso no abastecimento do estoque realizado pela empresa, porém, tínhamos oxigênio para os pacientes, porque trabalhamos com margem de segurança para não faltar” explica Karla Santos, diretora administrativa do Hospital Municipal do Parque Alvorada

Fonte: Timon

Dê sua opinião: