Timon e Maranhão

Ponte da Amizade tem barreira sanitária e blitz educativa do Maio Amarelo

O objetivo é conscientizar a população sobre a Covid-19 com orientação sobre prevenção e diagnóstico da doença

Barreira sanitária e blitz educativa na descida da Ponte da Amizade, entre Teresina e Timon (MA)

Barreira sanitária e blitz educativa na descida da Ponte da Amizade, entre Teresina e Timon (MA) Foto: Prefeitura de Timon

A Prefeitura de Timon realizou, nesta sexta-feira (14), mais uma barreira sanitária na Ponte da Amizade que liga o município à cidade de Teresina (PI). O objetivo é conscientizar a população sobre a Covid-19 e dá orientação sobre a prevenção e diagnóstico da doença.

A diretora da Vigilância Sanitária de Timon, Darlla Juliana, explica que na barreira sanitária também é feita aferição da temperatura de motoristas e transeuntes e distribuição de máscara para quem está sem a proteção. Os casos suspeitos são encaminhados às unidades de saúde referenciadas.

Hoje também foi realizada a primeira blitz educativa da campanha Maio Amarelo 2021. A ação foi incorporada à barreira sanitária, visto que a Ponte da Amizade é uma das vias onde o tráfego é mais intenso em Timon.


As ações do Maio Amarelo chamam a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

"Hoje demos início às ações desta importante campanha. Em parceria com a Força-Tarefa que fiscaliza o cumprimento das medidas sanitárias em Timon e a Secretaria Municipal de Saúde, de Segurança e Guarda Civil Municipal, expomos faixas e cartazes alertando aos condutores sobre os índices de letalidade no trânsito e conscientizando-os para que evitem as imprudências”, explica Ronaldo Gonçalves, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS).



Empresários reforçam compromisso com as medidas de isolamento

 O controle da pandemia do novo coronavírus tem dado condições para que a Prefeitura de Timon flexibilize as atividades comerciais. Desde o fim do mês de março, o comércio em geral e estabelecimentos como bares e restaurantes podem funcionar aos sábados com restrições de horários. Nesta quinta-feira (13), representantes da Força-Tarefa contra a Covid-19 e empresários se reuniram para reforçar o compromisso do cumprimento das medidas sanitárias e evitar um novo avanço da doença.

O secretário municipal de Governo, Saney Sampaio, explica que o atual decreto tem vigência até o domingo (16) e um novo será divulgado com o funcionamento das atividades comerciais na próxima semana.

“Temos conseguido fazer um bom controle da doença, o que tem permitido que, semana a semana, façamos uma abertura gradual e responsável. Para continuarmos avançando, é preciso que a população e também os proprietários dos estabelecimentos comerciais sigam o decreto e cumpram as medidas de distanciamento, uso da máscara, higienização das mãos e não tenhamos que retroceder no funcionamento das atividades”, destaca Saney Sampaio.

Na reunião, empresários do setor de bares, restaurantes e balneários dialogaram com representantes da prefeitura através do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Timon (Dmtrans), Secretaria de Segurança, Ouvidoria, Procon, Vigilância Sanitária e Departamento de Vigilância em Saúde de Timon. As principais dúvidas foram em relação ao protocolos sanitários.

“A reunião foi um alinhamento de compromissos, orientação e diálogo. O poder público explicou o decreto e as flexibilizações, tirou dúvidas e cobrou o cumprimento das restrições e horários. Os empresários se comprometeram cumprir à risca o decreto, tendo em vista, os bons resultados que Timon apresenta, com índices mais baixos da covid. Isso tem permitido a flexibilização das atividades comerciais. Reunião muito boa e amistosa”, disse Ronaldo Gonçalves, diretor executivo do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Timon (Dmtrans).

Fonte: Prefeitura de Timon

Dê sua opinião: