Senado

Senador defende retomada das atividades somente após queda na curva de infecção

O parlamentar avalia que possível afrouxamento das medidas de distanciamento social só devam ser implantadas após queda no nível de infecção da doença

Senador defende retomada das atividades somente após queda na curva de infecção

Senador defende retomada das atividades somente após queda na curva de infecção

O senador Marcelo Castro (MDB) saiu em defesa das medidas de distanciamento social adotadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina com o objetivo de impedir a propagação do novo coronavírus (Covid-19). As medidas vem sendo amplamente criticadas por diversos setores, em especial o econômico, altamente prejudicado pelas medidas adotadas pela administração pública desde o mês de março visando impedir disseminação da Covid-19. 

Segundo o senador, e ex-ministro da Saúde, é de interesse de todos que as atividades atualmente impedidas de funcionar, retomem seus serviços, mesmo que de forma gradativa. “É evidente que todos nós estamos preocupados e queremos trabalhar no sentido de o mais rapidamente possível a gente ir voltando gradativamente às atividades normais, as essenciais, as menos essenciais até se voltar a uma vida ‘normal’”, explica. 

Mesmo adotando um posicionamento favorável ao retorno das atividades, Marcelo Castro avalia que um possível afrouxamento das medidas de distanciamento social só deva ser implantado no estado do Piauí após os índices de contaminação da Covid-19 sofrerem uma queda, mas o números oficiais em todo o país apontam para uma outra direção. 


“Eu quero crer que nós chegaremos ao ponto de poder ir relaxando gradativamente. Há um consenso dos estudiosos, epidemiologistas, infectologistas de que só é conveniente você afrouxar essas medidas de isolamento somente quando essa curva de infecção começa a declinar, e nós aqui no Piauí e no Brasil estamos com a curva ascendente. [...] Nós só podemos pensar em flexibilização das medidas de isolamento quando a curva de contaminação estiver caindo”, argumenta o senador.

Sobre a atual situação do estado do Piauí, que apresenta números bem inferiores  com relação ao grau de propagação do vírus, quando comparado aos demais estados do país, Marcelo Castro não poupou elogios quando o assunto foi sobre as medidas adotadas pelo Governador do Estado, Wellington Dias, e o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB) pelas medidas adotadas de forma antecipada, na hora correta. “Evidente que com a quantidade de morte que temos ninguém pode comemorar,  é um motivo de tristeza para todos, mas se as medidas não tivessem sido tomadas com a energia que foram, na hora acertada, evidentemente que nós teríamos um quadro muito mais devastador, muito pior do que o que temos atualmente”, avalia o senador. 

Conforme Marcelo Castro, o mérito alcançado pelo estado do Piauí, em diminuir a propagação da pandemia se deu em razão do planejamento precoce e bem melhor executado do que o que foi adotado em outros estados, além da postura rígida  adotada pelos gestores.


Dê sua opinião: