Senado

Senador apoia a liberação de recursos para ciência e tecnologia

Marcelo Castro participou de uma reunião com o ex-ministro Celso Pansera e afirmou que vai trabalhar pelo FNDCT

Senador Marcelo Castro participou de uma reunião com o ex-ministro Celso Pansera

Senador Marcelo Castro participou de uma reunião com o ex-ministro Celso Pansera

A liberação de recursos para a ciência e tecnologia foi pauta da reunião realizada pela Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), nesta sexta-feira (10). Além do secretário executivo do movimento, o ex-ministro Celso Pansera, participaram o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, e o senador piauiense Marcelo Castro (MDB-PI).

Em pronunciamento, Castro garantiu apoio à liberação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico –  FNDCT, e ao projeto que impede a limitação de empenho e movimentação financeira do Fundo (PL 135/2020), que tem como foco principal a inovação e o desenvolvimento científico no país. O parlamentar defendeu que o fundo seja livre de contigenciamentos.

"Quanto mais um país investe em ciência, tecnologia e pesquisa, é evidente que ele passa a ter mais prosperidade, desenvolvimento e bem estar para a população. Precisamos estar unidos e acredito que, aprovando, vamos ter fontes regulares de recursos e estabilidade, o que favorece a continuidade de pesquisas", disse Castro, relembrando a importância das pesquisas científicas no combate ao zika vírus, durante sua atuação como ministro da Saúde.

Durante a transmissão, realizada através do canal do ICTP, Castro foi elogiado como o senador "amigo da ciência", visto o trabalho em prol de iniciativas que fortalecem o desenvolvimento da área no país.

Ildeu Moreira lembrou que o Brasil figura entre os países que menos estão investindo em pesquisas sobre o coronavírus. "O FNDCT, nesse momento, é uma bandeira muito importante, porque é a liberação de recursos que vão ser usados no enfrentamento da pandemia", pontuou o presidente da SBPC.

Pansera defendeu ainda que o FNDCT seja um fundo financeiro, com maior autonomia e com um comitê responsável pelo gerenciamento e estratégias na aplicação dos recursos.

Em outra reunião realizada na quinta (9), o senador Marcelo também tratou de questões ligadas à ciência e tecnologia, desta vez em âmbito local. A convite do médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa, que é coordenador do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados - CIATEN, Marcelo Castro ouviu demandas da instituição e se comprometeu em ajudar no seu fortalecimento.

O CIATEN é responsável por pesquisar novas doenças que venham surgindo, ou que estão sendo negligenciadas, e gerar evidências científicas para aprimorar políticas públicas de combate.

Dê sua opinião: