Senado

Postos poderão comprar etanol diretamente das usinas

Atualmente, a norma da ANP estabelece que todo combustível deve passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas dos postos.

Postos poderão comprar etanol diretamente das usinas, comemora Ciro Nogueira

Postos poderão comprar etanol diretamente das usinas, comemora Ciro Nogueira

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última quarta-feira (1º) que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)  estabeleceu diretrizes para que o etanol possa ser vendido das usinas diretamente para os postos de combustíveis. “A venda direta de etanol pode proporcionar maior concorrência no setor e baratear o preço dos combustíveis nas bombas”, escreveu em publicação nas redes sociais. Apesar do anúncio, o presidente não detalhou quais são as diretrizes.

Atualmente, a norma da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece que todo combustível deve passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas dos postos. Em diversas ocasiões, o presidente já defendeu a venda direta como forma de reduzir os preços dos combustíveis.

Um projeto de decreto legislativo para liberar a venda sem intermediários também está tramitando na Câmara dos Deputados. Ele foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia no fim de 2019 e está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para depois seguir para votação no plenário.

O senador Ciro Nogueira, através de vídeo publicado em suas redes sociais, comemorou o anúncio da medida. Mudança no preço do etanol nas bombas vai beneficiar e muito os brasileiros especialmente neste momento de crise", destaca.

"O governo está dando um passo importante para reduzir o preço do etanol e assim aliviar bastante o bolso dos brasileiros que usam esse combustível. O Conselho Nacional de Política Energética aprovou regras para que os postos possam comprar o etanol diretamente das usinas, sem precisar passar pelas distribuidoras. A medida deverá ser efetivada em breve".


Dê sua opinião: