Senado

Ciro Nogueira questiona Baleia Rossi: "Existe compromisso em pautar impeachment?”

Em publicação em rede social, o senador piauiense questionou o candidato do MDB à Presidência da Câmara dos Deputados sobre o possível acordo

Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e o deputado federal Arthur Lira, candidato à presidência da Câmara dos Deputados

Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e o deputado federal Arthur Lira, candidato à presidência da Câmara dos Deputados Foto: Assessoria Parlamentar

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do partido Progressistas, questionou neste domingo (24) o deputado federal e candidato à presidência da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB) sobre a possibilidade de dar seguimento a um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), caso o deputado seja eleito a presidente da Câmara.

“Seria bom que o candidato Baleia Rossi afastasse mais uma das inúmeras dúvidas que o cercam: existe de fato um compromisso dele em pautar um pedido de impeachment ou ele pode chamar isso claramente de mentira da Gleisi Hoffmann, presidente do PT?”, perguntou o senador piauiense.

O questionamento de Ciro Nogueira veio após a declaração da líder nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, que afirmou que “Dar resposta a crimes do Executivo é compromisso de Baleia Rossi com a oposição'', caso contrário, o emedebista perderia votos da bancada petista na Câmara dos Deputados.

“Dar resposta a crimes do Executivo é o item 3.6 do compromisso de Baleia Rossi com a oposição. Inclui analisar denúncias de crimes do presidente da República, mesmo que não haja acordo para aprovar impeachment. Ao negar o que tratamos e fechar essa possibilidade, Baleia perderá votos no PT”, disse Hoffmann.

Baleia Rossi respondeu ao questionamento do senador Ciro Nogueira, e afirmou que não abriria mão de suas funções, caso eleito para a presidência da Câmara dos Deputados.

“O compromisso é cumprir a Constituição. Como presidente, não abrirei mão de minhas funções. Analisarei com equilíbrio os pedidos. Por quê?”, retrucou Baleia Rossi.
Para completar, o deputado emedebista devolveu o questionamento ao seu adversário na disputa, Arthur Lira, nome apoiado pelo senador Ciro Nogueira na disputa:

“O Arthur Lira engavetaria sem cumprir seu papel com independência? Existe algo combinado entre o Planalto e Lira neste sentido?”, perguntou.

A eleição que definirá o sucessor do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) no comando da Câmara dos Deputados será no próximo dia 1º de fevereiro.

Dê sua opinião: