Senado

Ciro Nogueira diz que inauguração de ponte é realização de um sonho de meio século

A nova ponte tira do isolamento uma região do Piauí e favorece o desenvolvimento

Senador Ciro Nogueira com Bolsonaro em Santa Filomena

Senador Ciro Nogueira com Bolsonaro em Santa Filomena Foto: Assessoria parlamentar

A ponte entre Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), inaugurada no final da manhã de quinta-feira (20), realiza um sonho de meio século, tira do isolamento uma vasta região do Piauí e favorece o desenvolvimento de uma das localidades de economia mais dinâmica do estado.

Essa é a avaliação do senador Ciro Nogueira (Progressistas), que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na entrega da obra, juntamente com a deputada Iracema Portella, os senadores Elmano Ferrer e Marcelo Castro, dezenas de prefeitos, vereadores de vários municípios, e deputados federais e estaduais.

Ciro lembrou que a ponte é o resultado de um esforço coletivo da bancada federal do Piauí, que destinou emendas ao Orçamento Geral da União para que fosse concluída. Entretanto, ele destacou que esta ponte, esperada há décadas, não sairia do projeto sem sua ação parlamentar, a determinação do presidente e o esforço permanente do ministro da Infraestrutura.

Ciro afirmou que a ponte é um símbolo de união e que, se há a presença do poder público na região, é graças ao do Governo Federal, já que o governador abandonou o sul do Piauí.

A obra é parte de um trabalho muito maior, ressaltou Ciro. “Temos aqui, agora, uma ponte que reduz as distâncias percorridas para transporte de safra e insumos agrícolas, diminui custos e amplia as perspectivas de desenvolvimento para toda a região Sul do Piauí”.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que a ponte é importante porque “vai interligar as regiões sul do Piauí e Maranhão, dando resposta a uma demanda antiga dos produtores locais”, sendo “garantia de avanço e desenvolvimento dessa pujante fronteira agrícola que é o Matopiba”.

Jair Bolsonaro desfila sem capacete e sem máscara durante inauguração de ponte
Foto: Assessoria parlamentar

Tarcísio lembrou que a obra, iniciada em 2019, foi concluída antes do prazo, eliminando grande custo para caminhoneiros e moradores da região, que tinham de pagar até R$ 197 pela travessia de um caminhão por balsa entre as cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba, agora interligadas pela ponte, sem custo financeiro para quem trafega pela região.

O presidente Bolsonaro reforçou o compromisso do governo federal de concluir obras antes paralisadas e de seguir um rigoroso cronograma para a entregá-las à população. Ele destacou que a construção sobre o rio Parnaíba na BR-235 atende à demanda dos moradores e produtores de grãos da região.

A ponte, cujo custo foi de R$ 30 milhões, tem 185 metros de extensão e é formada por dois vãos laterais de 50,50 metros e um vão central de 84 metros, sustentado por cabos de aço (estaios).

 

 

 

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: