Senado

Ciro Nogueira diz que briga de Bolsonaro com ministro do STF não interessa ao país

Presidente afrontou o Supremo e não apareceu para depor na Polícia Federal

Jair Bolsonaro com Ciro Nogueira

Jair Bolsonaro com Ciro Nogueira Foto: Agência Senado

O ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou na sexta-feira (29), em entrevista à CNN Brasil, que o novo conflito entre o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não contribui com o momento do país e quase não tem importância na vida do cidadão. Bolsonaro mais uma vez afrontou o STF e não compareceu para prestar depoimento pessoalmente à Polícia Federal nesta sexta-feira (28) em um dos vários inquéritos contra o presidente na Justiça. 

O depoimento está marcado para as 14 horas na sede da Polícia Federal, em Brasília, após intimação feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que apura o vazamento de uma investigação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre ataque de hackers às urnas eletrônicas. O interrogatório integraria o inquérito, aberto pelo próprio ministro em agosto, para apurar o vazamento de uma investigação da Polícia Federal sobre a invasão de sistemas internos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. O presidente divulgou detalhes da investigação numa entrevista ao vivo e depois compartilhou os documentos do caso em suas redes sociais.

O advogado-geral da União, Bruno Bianco, que faz a defesa do presidente, entrou no edifício da PF no Distrito Federal, depois das 14h. No mesmo momento, a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou no STF um agravo (recurso) contestando a intimação de Bolsonaro, que permaneceu no Palácio do Planalto. Bianco deixou a superintendência da PF cerca de 30 minutos depois de entrar.

O recurso da AGU pediu que o caso seja levado ao plenário do STF, que poderia derrubar a intimação. Moraes, no entanto, já rejeitou esse recurso. Afirmou que ele foi protocolado fora do prazo e que contrariou uma comunicação anterior da própria AGU de que Bolsonaro iria prestar o depoimento. A decisão, portanto, manteve a intimação, que foi descumprida. Caberá agora ao ministro definir que consequências isso terá.


Senador Ciro Nogueira abraça Bolsonaro após er nomeado ministro por Bolsonaro
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

"Briga não interessa" 

Ciro Nogueira argumenta que para as pessoas que estão em casa sofrendo, desempregadas, não faz sentido olhar para a televisão e ver Moraes e Bolsonaro brigando. A entrevista à CNN Brasil será exibido neste sábado (29), a partir das 19h15.

"Esses conflitos não fazem bem, principalmente neste momento, não é o momento de nós estarmos brigando", disse.

"É o momento mais de nós estarmos respeitando o espaço de cada Poder, estarmos trabalhando juntos para termos um país melhor e para que essas pessoas que estão em casa, que estão sofrendo, desempregadas, sem ter às vezes como alimentar seus filhos, olham para televisão e as pessoas estarem brigando, discutindo, disputando, isso não faz sentido", completou.

Para o ministro, a tensão institucional "não é muito importante" para o Brasil e "quase não tem importância nenhuma na vida do cidadão, das pessoas que estão hoje querendo ter suas vidas de volta, que a gente possa ter um país que possa gerar mais emprego e renda, que é o que importa a esse país."

"Essas disputas não valem a pena e nós vamos superar, eu tenho certeza disso", disse o ministro, que afirmou estar triste com a situação, pois já parecia ter sido superada.
Sobre eleições, Nogueira disse que vê petistas dizendo que o jogo acabou, em referência à liderança de Lula nas pesquisas de intenção de voto, mas que na verdade os times ainda nem entraram em campo.

"Acho que o governo tem muito problema de comunicação no que diz respeito a mostrar o que fez, a todas as entregas. No Nordeste, uma região que ele teve tão pouco voto e o tanto que ele fez. Ele cumpriu a palavra, ele fez", afirmou.

Fonte: Redação / Folhapress / Gazeta do Povo

Dê sua opinião: