Poderes

Wellington Dias e Regina Sousa prestigiam abertura da Expo Caju 2021 em Teresina

A Expo Cajuo 2021 acontece até sábado (25) no Riverside Shopping

Wellington Dias e Regina Sousa na abertura da Expo Caju

Wellington Dias e Regina Sousa na abertura da Expo Caju Foto: CCom

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa participaram, na noite de quinta-feira (23), da abertura da Expo Caju 2021. O evento, que acontece até sábado (25) no Riverside Shopping, conta com uma diversificada exposição, debates e momentos culturais que têm como objetivo colocar a cajucultura em destaque. A programação completa pode ser vista no Instagram @expocaju.

A Expo Caju Piauí é uma realização da Data Eventos, por meio do edital da Lei Aldir Blanc e que, além do apoio do Governo do Estado do Piauí, conta com um grande time de apoiadores e parceiros, a exemplo do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater).

O intuito da Expo Caju é abrir a discussão sobre o uso deste fruto regional na mesma medida que convida o público a vivenciar na prática as potencialidades do caju. A secretária da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos, reforça a importância do evento para o desenvolvimento e reconhecimento da cajucultura no Piauí e destacou o trabalho do Governo do Piauí em apoiar os cajucultores do estado, com a distribuição de mudas, aquisição de kits de cajuína, estruturação das agroindústrias e na cadeia produtiva do caju, por meio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA). “São projetos que impactam diretamente, aproximadamente, 36 mil famílias, gerando emprego e renda no campo. E esse momento é importante para colocar uma cultura tão importante para o Piauí, em destaque”, disse .


O governador Wellington Dias enfatizou que um evento como esse coloca o Piauí em destaque tanto na produção como na comercialização do caju, castanha e recentemente em pesquisa também para essa área fármaco. “O objetivo é garantir geração e melhora da renda e da produtividade. Esse é um evento que possibilita a oportunidade de trocas de experiências entre técnicos e produtores não só do Piauí, mas do Brasil e do mundo. O caju é um fruto que sempre teve importância na cadeia produtiva do Piauí, antes mais com a comercialização da castanha. Agora, com o caju in nature, cresceu a produção da cajuína”, comentou Dias.

O chefe do executivo estadual acresceu que o Governo vai trabalhar agora a união da cajucultura com as energias renováveis, a exemplo da solar, por meio da irrigação com a aplicação da tecnologia adequada para que aumente a produtividade e aproveitamento integral do caju.

Tanto Dias como a vice-governadora visitaram os stands e provaram a diversidade do que pode ser feito com o caju. Regina Sousa enfatizou o apoio dado desde o primeiro governo de Wellington Dias à cajucultura. “O governador sempre incentivou a cadeia produtiva do caju. Com o caju você faz tudo que se pode imaginar e mais um pouco, agora, até manteiga de caju. Com esses incentivos, estimulam os muitos produtores e vamos seguir apoiando essa vitrine e relações comerciais”, comentou.


Fonte: CCom

Dê sua opinião: