Poderes

Aprosoja-PI mostra a situação das estradas do cerrado ao ministro Ciro Nogueira

Autoridades avaliaram a possibilidade de federalização de trechos de rodovias na região

Ministro Ciro Nogueira e Alzir Neto, da Aprosoja-PI

Ministro Ciro Nogueira e Alzir Neto, da Aprosoja-PI Foto: Neto Fotografia

A Associação de Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí) apresentou, nesta segunda-feira (20), os dados e o resumo da situação atual das estradas do cerrado piauiense ao ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP). O evento a aconteceu na sede da Fazenda Progresso, na cidade de Sebastião Leal, e teve como objetivo debater a possibilidade de federalização de alguns trechos de estradas na região do cerrado piauiense.

O presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, apresentou os dados em relação as obras de estradas que estão sendo realizadas na região. Segundo ele, a única obra que está em pleno andamento é um trecho de cerca de 27 km da PI-392, via que abriga o escoamento de cerca de 55% da produção de grãos no estado, com fluxo de 100 mil caminhões/ano. "Temos que parar de encarar estas estradas como estrada de escoamento de grãos, elas são de desenvolvimento social, elas servem para todos", defendeu Alzir Neto, durante apresentação dos dados.

O evento, que foi provocado pelo ministro Ciro Nogueira e produtores, teve a participação da deputada federal Iracema Portela, senador Elmano Ferrer, deputado Átila Lira, do PP, deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) e vários prefeitos da região.

Entre as estradas citadas com a possibilidade de  federalização está a PI-247/BR-324, de Bertolínia, passando por Uruçuí e seguindo até o município de Ribeiro Gonçalves. Essa BR também liga Ribeiro Gonçalves à Balsas (MA) e é um trecho ainda não pavimentado. Outra rodovia é a PI-392, que liga os municípios de Baixa Grande do Ribeiro a Bom Jesus, com 256 km.

Um dos trecho que está na lista apresentada pelos produtores já é federalizado. É  o trecho que sai de Bertolínia a Uruçuí, num total de 183 km, será o primeiro a ser apresentado pelo ministro Ciro Nogueira, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes ainda nesta segunda-feira (14).


Garantia de recursos

A federalização dos trechos dependem de leis específicas que devem ser aprovadas pela Assembleia Legislativa e Congresso. Durante o evento o ministro garantiu que os recursos da União para as obras estão garantidos e que acredita que o Governo do Estado não vai se recusar a dar andamento ao projeto. "A bancada federal está a postos e as garantias do Governo também o que precisamos ter é projeto para apresentar", afirmou o ministro.


Fonte: Aprosoja - Piauí

Dê sua opinião: