PODER

Governador expõe a real situação da Covid-19 no Piauí: veja a live!

Wellington Dias fez um relato sobre a pandemia no Piauí: os números assustam

Governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou nesta quarta-feira a adoção de medidas mais rígidas no combate à Covid-19

Governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou nesta quarta-feira a adoção de medidas mais rígidas no combate à Covid-19 Foto: Reprodução

O governador do Piauí, Wellington Dias, participou de uma live no começo da tarde desta quarta-feira (29), para expor a real situação da pandemia da Covid-19 no Piauí. Os casos vem crescendo em vários municípios por conta, principalmente, do descumprimento do decreto assinado pelo governador Wellington Dias determinando, entre outras medidas, o isolamento social para evitar o colapso na rede de saúde. NO final, admitiu que "mais pessoas vão morrer" se não forem respeitados os decretos de isolamento social. 

"Lembra qual era a previsão de óbitos para o Piauí, no início de março? Era de 18 mil óbitos. Só não chegamos por causa do isolamento que adotamos e não se pode duvidar desses números, basta olhar o que aconteceu na Itália, Espanha, o que está acontecendo em São Paulo, Rio de Janeiro e em Manaus, que as covas estão sendo abertas com retroescavadeiras. Nós podemos evitar esse colapso, mas eu preciso de tempo, de isolamento social, para ampliar a rede de saúde, para a atender a demanda que vai crescer e quero que todas as pessoas que precisarem possam ser atendidas", afirmou o governador no início da live.


O PARLAMENTOPIAUÍ.COM destaca os principais momentos da live com Wellinton Dias:

Pico da contaminação
"Nós estamos com uma curva ascendente e tem uma subida retilínea, não podemos dizer ao certo quando será o pico, estamos trabalhando com a ciência que tem estudado quando vai acontecer. A Covid-19 já está em todas as regiões do Estado, já são 54 municípios e conclamamos os prefeitos para acelerar os testes porque muitos estão sem casos, mas é preciso permanecer em alerta porque tem muita gente que nem sintomas têm", afirmou. 

Ainda há vagas em UTI
"50,7% dos piauienses não estão em movimento, transitando pelas vias. Estamos na quarta colocação do Nordeste neste mapa do isolamento, atrás do Ceará, Pernambuco e Maranhão e por conta da situação nesses três estados que já estão com quase 100% das suas vagas de UTI ocupadas. Mas, eu não quero que fiquem confiantes, porque ainda tem vaga em UTI, em leitos clínicos e saírem para ruas, de serem contaminados e chegar a um ponto que já chegaram os outros estados. Não estou conformado com esse número, é ainda baixo e por isso precisamos muito da sua colaboração", enfatiza.

Leilão mundial
"É lamentável que vivamos um leilão mundial. Um ventilador que era vendido por 18 mil dólares hoje está custando 50 mil dólares, mas pela necessidade fizemos a compra, junto com o prefeito de Teresina, Firmino Filho e não tivemos a entrega. Temos um plano para chegar a 600 leitos de UTIs e estabilização por volta do dia 15 a 20 de maio e está fácil. Por isso queremos o grau mais baixo de contaminação e garantir atendimento para todos". 

Ele alerta que na data de hoje, 33% dos leitos destinados para Covid em UTIs já estão ocupados e há uma semana era apenas 17%. "Praticamente dobrou em uma semana, que complicou e precisou de UTI e precisamos ir dando conta de mais leitos".

Barreiras sanitárias
"Detectamos nas barreiras, pessoa que estava infectada, mas como ficou isolada, sua família não pegou. O risco de importação do vírus deve está sob controle, não adiante eu ficar trabalhando aqui dentro e deixar as fronteiras abertas, porque é enxugar gelo. Por isso preciso de uma equipe engajada e empoderada e aqui agradeço ao Exército, a Marinha, as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal e todos os profissionais que estão trabalhando nos municípios e no litoral em ferrovia, no mar, nos aeroportos e nas rodovias federais e estaduais".

Fique em casa!
 “Tenho pensado na retomada das atividades, mas ainda não é o momento adequado. Estamos, hoje, com mais de 5 mil mortos no país. Já ultrapassamos o número de óbitos da China e estamos entre os dez países com mais casos confirmados e ainda há as subnotificações, que são pessoas que não foram testadas, que não deram entrada na rede hospitalar e os assintomáticos. Quem fez flexibilização ou adotou medidas tardias teve uma explosão de casos. Queremos evitar isso no Piauí. Então, peço que todos colaborem e fiquem em casa".

Veja a live:
https://youtu.be/vGp7yHPvUYU

Veja os dados apresentados na live:
file:///C:/Users/Paulo/Downloads/Apresentac%CC%A7a%CC%83oGOV_ABRIL_04.pdf

 





Fonte: CCom

Dê sua opinião: