Demais Poderes

Teresina bate novo recorde: seis mortes por Covid-19 no domingo

Mais seis mortes foram confirmadas só no domingo. A capital soma 39 mortes pela doença e 1.260 casos confirmados

Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Fundação Municipal de Saúde (FMS)

A cidade de Teresina registrou no ultimo domingo (17) um novo recorde em número de mortes registradas em um único dia por Covid-19. No boletim epidemiológico deste domingo (17), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informaram a ocorrência de seis óbitos na cidade, sendo quatro ocorridos no próprio domingo e dois ocorridos antes, mas só confirmados por Covid-19 agora. A capital soma 39 mortes pela doença e 1.260 casos confirmados, sendo 15 casos novos somente nas últimas horas.

Os óbitos ocorridos neste dia 17 vitimaram quatro mulheres: uma, de 85 anos, com hipertensão arterial, residente na zona Norte, que estava internada no Hospital Universitário; outra, de 58 anos, também com hipertensão arterial, residente na zona Sul, que estava internada em hospital particular; outra, de 62 anos, com diabetes e doença cardiovascular, residente na zona Norte, que estava internada em hospital da rede privada; e a outra, de 63 anos, com hipertensão arterial sistêmica e diabetes, moradora da zona Sul, que estava internada no Hospital Universitário.

Entre as mortes ocorridas antes, mas com causa confirmada pelo novo Coronavírus só agora, estão uma mulher de 84 anos, com doença cardiovascular, residente na zona Sudeste, que estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, com óbito ocorrido dia 14; e um homem de 55 anos, com diabetes e doença cardiovascular, residente na zona Norte, que estava internado no Hospital do Monte Castelo, com óbito ocorrido dia 15.

Segundo os dados da startup InLoco, o índice de isolamento social em Teresina chegou a 49,7% no último sábado (16), o que configura uma queda de quase três pontos se comparado ao da sexta-feira (15), que foi de 52,6%, o maior registrado durante a semana.

Perto da capacidade máxima

De acordo com o Censo Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgado no último sábado (16), a taxa de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Teresina, destinadas a tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, atingiu 64,46%.

Ao todo, de 166 UTIs disponíveis para casos positivados da doença, 107 delas já estão ocupadas com pacientes infectados. Esse número é referente a leitos de unidades de saúde estaduais, municipais, filantrópicos e privados sediados na capital.

O índice preocupa autoridades em saúde e reforça a importância do isolamento. “No Hospital de Urgência de Teresina, por exemplo, os 18 leitos disponíveis para receber pessoas com Covid-19 estão ocupados. É um momento delicado desta pandemia, tendo em vista que o número de casos e mortes só aumentam na cidade”, alerta o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins.

O levantamento da FMS revela ainda que 44,82% das enfermarias Covid e 50,49% dos leitos de observação destas unidades de saúde estão ocupados.

No sábado (16), Teresina registrou mais quatro mortes pelo novo Coronavírus. “Não é hora de a população relaxar, mas sim de redobrar os cuidados de higiene e de ficar em casa para evitarmos o avanço do contágio pelo vírus”, destaca Rodrigo Martins.

Fonte: FMS

Dê sua opinião: