Demais Poderes

TCE-PI fiscaliza Hospital de Campanha do HUT antes do início do funcionamento

A inspeção no Hospital de Campanha João Claudino Fernandes aconteceu nesta quarta-feira (1º/7)

A Fundação Municiapl de Saúde  vai entregar mais 60 leitos de UTI em Teresina

A Fundação Municiapl de Saúde vai entregar mais 60 leitos de UTI em Teresina Foto: TCE-PI

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) visitou nesta terça-feira (30) o Hospital de Campanha João Claudino Fernandes, localizado ao lado do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), no bairro Redenção. O hospital, implantado pela Prefeitura de Teresina e que deverá ser aberto nos próximos dias para atender pacientes com insuficiência respiratória aguda grave em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, contará com 60 leitos de UTI distribuídos em cinco módulos (com 12 leitos de UTIs em cada um deles).

A comissão que fez a visita era composta pela coordenadora da Comissão Covid-19 do TCE/PI, Geysa Elane Sá, os integrantes Fábio Oliveira e Rafaella Luz, além dos auditores Moisés Santos e Raimundo Neto, da DFENG (Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia).

A equipe do TCE/PI foi analisar a estrutura do novo equipamento antes de sua abertura para atender os pacientes e percorreu todas as dependências para verificar as questões estruturais do local. A Prefeitura Teresina forneceu a infraestrutura básica para a instalação do hospital de campanha através da execução do nivelamento e compactação do solo, construção do arruamento, instalação elétrica de alta tensão, reservatório de água potável e interligação do esgoto do HC com a rede SANEAR.

O Hospital de Campanha é constituído por cinco alas com 12 leitos cada, executadas em estrutura metálica com fechamentos laterais e cobertura em lona plástica de alta resistência. Todas as alas dispõem de sistema de climatização independente com renovação de ar para o setor de leitos. Possuem também sistemas individuais de coleta e despejo de resíduos.

A Comissão Covid-19 do TCE/PI é formada por diversos auditores de controle externo de diferentes setores, criada com o objetivo de fazer a análise concomitante da aplicação dos recursos públicos, pelos municípios piauienses e pelo governo do estado, nas medidas de combate ao novo coronavírus. A comissão foi instituída no dia 14 de abril, através da portaria 190/2020.

O Tribunal vem fazendo visitas sistemáticas aos hospitais no Piauí, inclusive hospital de campanha, para averiguar instalações e funcionamento

Fonte: TCE-PI

Dê sua opinião: