Demais Poderes

Secretário confirma que vacinas já foram distribuídas para as 11 regionais do Piauí

Neste primeiro lote encaminhado pelo Ministério da Saúde, 61.160 doses da vacina foram encaminhadas para o estado do Piauí

Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde.

Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde.

O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Veras Neto, confirmou que todas as 11 regionais de saúde do Piauí já receberam as doses da vacina contra a Covid-19, correspondentes ao primeiro lote fornecido pelo Ministério da Saúde, que chegaram ao Piauí na tarde desta segunda-feira (18). Ao todo 61.160 vacinas foram entregues ao Piauí neste primeiro lote.
O secretário afirmou que a distribuição dos imunizantes foi realizada de forma aérea e terrestre.

“Houve um grande esforço da Secretaria de Estado da Saúde e a vacina Coronavac já está em todas as regionais de saúde, e as regionais já estão fazendo as entregas para os municípios e cabe aos municípios a aplicação da vacina nesta primeira fase, que está destinada aos profissionais de saúde e aquelas pessoas acima de 60 anos que residem em abrigos, como também as pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência, assim como 21 pessoas indígenas identificadas no Piauí. São esses os contemplados pela primeira fase da vacinação no Piauí”, explicou o secretário.


O gestor também afirmou que a Secretaria Estadual de Saúde irá realizar o acompanhamento com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde, para realizar o monitoramento da chegada da vacina em todos os municípios piauienses.

“Nós do Governo do Estado continuamos na luta articulados com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde, fazendo a avaliação e monitoramento da chegada da vacina em todos os municípios, como também a disseminação de informações complementares necessárias para aqueles que trabalham na sala de vacinação, com capacitação permanente, com tira dúvidas, buscando assim, dar toda assistência aos profissionais dos municípios”.

Nesta terça-feira(19), vão receber as doses as cidades de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Picos, São Raimundo Nonato,  Paulistana, Fronteiras e Parnaíba. Para estes municípios o deslocamento está sendo feito em aeronave.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, nestes municípios ficam as Centrais Regionais. “A partir das Centrais, as doses serão distribuídas para todas as cidades do Estado, ficando sob a responsabilidade de cada município a vacinação da sua população. Os profissionais de cada cidade já estão de prontidão, esperando essas doses chegarem. Depois desse processo, a vacinação segue o seu ritmo ”, explica Herlon.

A população de cada cidade deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu município e ver de que forma está sendo organizada a vacinação. “O Ministério da Saúde já sinaliza com o envio de mais doses. Na medida em que formos recebendo mais doses vamos avançando nas demais fases”, explica o superintendente.

Fonte: Sesapi

Dê sua opinião: