Demais Poderes

"Pior inimiga do meio ambiente é a pobreza" , diz Guedes em Davos

Paulo Guedes diz que as pessoas destroem o ambiente porque têm fome

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em uma reunião do Fórum Econômico Mundial pautada pela ameaça das mudanças climáticas e chamada informalmente de “Davos Verde”, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (21), aos participantes que “a pior inimiga do meio ambiente é a pobreza”.

Segundo ele, se não há oportunidades de geração de renda, as pessoas destroem o meio ambiente porque “têm fome”. “É um problema complexo, não há solução fácil”, afirmou o ministro. Em uma sessão cujo tema eram tendências e desafios da manufatura avançada, Guedes mencionou o aviador Alberto Santos Dumont — cujo voo inaugural do 14 Bis ocorreu em 1906 — como símbolo de que o Brasil também pode sem bom em inovação.

"Os brasileiros inventaram o avião. Nós temos Santos Dumont”, disse. A discussão no painel em que estava o ministro girou em torno das transformações tecnológicas e seus impactos para a indústria e para o mundo do trabalho. Para o ministro, o Brasil “está um pouco atrás, para não dizer muito atrás, nessa discussão”.

No entanto, segundo ele, o processo de inovação é hoje mais descentralizado e o país tem uma “grande chance” com a quarta revolução industrial. Para ilustrar, fez uma comparação com Israel.

“Eles têm tecnologia, mas não têm escala. Nós temos escala”, disse Guedes. “Nós podemos recuperar o tempo perdido se avançarmos em educação e estivermos conectados.”

Fonte: Valor Econômico

Dê sua opinião: