Demais Poderes

Prefeitura passa a disponibilizar testes que identificam a Covid-19 na fase inicial

Novo teste pode ser realizado em pacientes sintomáticos entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas iniciais.

Prefeitura de Teresina amplia testagem

Prefeitura de Teresina amplia testagem

A Fundação Municipal de Saúde disponibilizou nas 26 Unidades Básicas de Saúde da capital designadas para realizarem o atendimento de síndromes gripais  o teste rápido que identifica a Covid-19 na fase inicial da doença, etapa onde ocorre um maior nível de propagação do vírus pelo portador. 

“A testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque permite identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos. Essa é uma das medidas essenciais, segundo a Organização Mundial de Saúde, para a retomada das atividades econômicas e queremos avançar cada vez mais”, explica o prefeito Firmino Filho.

Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) explica que o teste rápido de antígeno será aplicado na população apenas se houver indicação médica, após avaliação do caso de saúde. O diretor enfatiza que diferente dos outros testes, onde a doença só pode ser diagnosticada após 7 ou 8 dias de apresentarem os sintomas iniciais da doença, o novo teste já detecta a doença já entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas.

Ele explica ainda que se o paciente realizar o teste rápido de antígeno sem ser no início do surgimento dos sintomas, o resultado pode apresentar um falso negativo. “É preciso esclarecer que esse teste verifica se o vírus está agindo no organismo e não é indicado para saber se a pessoa já teve Covid-19 ou mesmo se está curada da doença.”

Já o teste rápido de anticorpos também está disponível nas 26 Unidades Básicas de Saúde e é recomendado após o oitavo dia do surgimento dos primeiros sintomas. Essa testagem é utilizada para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o vírus. Se for feito em paciente sintomático antes desse período de 8 dias, o resultado pode apresentar falso negativo.

A rede de saúde possui ainda o exame RT-PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta e está disponível nos hospitais e UPAS para pacientes internados, com quadro de saúde moderado ou grave. O exame pode ser coletado entre o 2° e  7° dia de sintomas e o resultado sai em até 48 horas. Os hospitais e UPAS da Prefeitura também possuem os testes rápidos de antígeno e de anticorpo.

 

Dê sua opinião: