Demais Poderes

Novo diretor-presidente da Águas de Teresina Jacy Prado assume nesta quinta-feira

Ex-Regional da Aegea Saneamento em São Paulo, Jacy suibstitui a Cleyson Jacomini

Diretor-presaidente da Águas de Teresina, Jacy Prado

Diretor-presaidente da Águas de Teresina, Jacy Prado Foto: Assessoria/Aegea

A partir de 1º de julho, a Águas de Teresina tem um novo diretor-presidente, o economista Jacy Prado, que estava à frente da Regional da Aegea Saneamento em São Paulo. Jacy substitui o administrador Cleyson Jacomini, que permaneceu na empresa por mais de dois anos e foi responsável por resultados significativos na capital, como a ampliação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, levando a cidade a alcançar a universalização do abastecimento de água tratada na zona urbana em 2020.

Cleyson assume novos desafios no grupo e irá integrar a equipe que assumirá o serviço de abastecimento de água e esgoto nos lotes vencidos pela Aegea no Estado do Rio de Janeiro. Em Teresina, Jacy fica responsável por importantes metas da concessionária local, como a realização de mais investimentos na área de esgotamento sanitário da zona urbana da capital. A Águas de Teresina realiza ainda este ano um pacote de obras que envolve a construção de Estações Elevatórias e de Tratamento de Esgoto, além de novas ligações ao sistema.

Novo gestor tem experiência no mercado financeiro

Jacy Prado tem mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, assessorando empresas no desenvolvimento de soluções estratégicas e financeiras com foco no setor de infraestrutura, como estruturação de projetos, Parcerias Público Privadas (PPPs) e concessões. Ingressou na Aegea em 2018, na área Institucional e Financeira e, antes disso, foi responsável pela estruturação de mais de 60 projetos de infraestrutura com consultoria própria, sendo a maior parte em saneamento.

À frente da Regional da Aegea em São Paulo, Jacy teve conquistas expressivas como a implantação do Secador Solar de Lodo, em 2020, com capacidade de secar, aproximadamente, 70% da água de lodo, reduzindo o volume em um terço do total de todo o lodo gerado no processo de tratamento. A iniciativa resulta em 1.800 toneladas de compostagem orgânica destinada à agricultura.

A Águas de Teresina

A Águas de Teresina tem contribuído com o desenvolvimento socioeconômico da cidade, a partir do modelo operacional adotado pelas concessionárias da Aegea, grupo de saneamento da qual a empresa faz parte, conquistando bons resultados na capital piauiense. Para equilibrar a distribuição de água e conferir eficiência operacional ao sistema, a empresa tem focado na redução de perdas, cujo índice saiu de 64,1% para 43,94% desde que as operações iniciaram, em 2017. A meta contratual prevê que o índice seja de 25% até 2027, décimo ano de operação dos serviços na cidade.

A empresa atua no modelo de gestão compartilhada, com responsabilidades equiparadas entre o diretor-presidente e o diretor-executivo, o engenheiro Fernando Lima, que está no grupo Aegea desde 2016 e em Teresina desde 2019. Enquanto a diretoria executiva é responsável pela gestão de processos e serviços, a diretoria presidência foca em ações institucionais.

Fonte: Águas de Teresina

Dê sua opinião: