Demais Poderes

Luís Roberto Barroso assume Presidência do TSE nesta segunda-feira (25)

Posse do novo presidente será realizada de forma virtual, devido às recomendações de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE Foto: Reprodução

O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin, tomarão nesta segunda-feira (25) às 17h, posse respectivamente como presidente e vice-presidente do TSE. A nova gestão, que se inicia nesta segunda-feira, comandará o tribunal até fevereiro de 2022, período em que se encerra o segundo biênio do ministro Barroso como membro da corte eleitoral.

Entre as responsabilidades da nova gestão está a condução das próximas eleições gerais, considerando que todo o planejamento de um pleito se inicia quando outro termina.

Cerimônia virtual

Obedecendo as recomendações de distanciamento social feitas pelos órgãos sanitários, o evento será realizado, de forma inédita no Tribunal, com uma mesa virtual de autoridades.

Somente estarão presentes no Plenário do TSE a atual presidente da Corte, ministra Rosa Weber; os ministros Barroso e Fachin, que assumirão seus cargos; e o ministro Luis Felipe Salomão, que foi oescolhido para dar as boas-vindas ao novo presidente, em nome de toda a Corte.

O Tribunal ressalta que todas as recomendações de saúde necessárias serão adotadas para os membros da corte que estarão presentes na solenidade, garantindo assim a saúde e segurança dos membros. Assim, os ministros estarão a mais de dois metros de distância um do outro e adotarão as recomendações para proteção de todos, sem a participação de convidados e plateia.

Os demais ministros que compõem o TSE e as autoridades que tradicionalmente estariam na mesa de honra participarão da solenidade de forma virtual. Entre os convidados estão: o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP),  o procurador-geral Eleitoral, Augusto Aras, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que deverá ser representado pelo vice-presidente daquela Corte, ministro Luiz Fux.



Dê sua opinião: