Demais Poderes

Governadores solicitam à Anvisa a reanálise da importação da vacina Sputnik V

Além do relatório do Instituto Gamaleya, foi enviado à Anvisa parecer técnico do Comitê Científico Nordeste

Governadores encaminharam à Anvisa a manifestação técnica do Comitê Científico Nordeste

Governadores encaminharam à Anvisa a manifestação técnica do Comitê Científico Nordeste Foto: CCom

Os governadores do Nordeste apresentaram novos documentos e análises de cientistas brasileiros que defendem a segurança e eficácia na vacina Sputnik V e solicitam uma reanálise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação do imunizante russo. Além de um relatório do Instituto Gamaleya, entidade russa responsável pelo desenvolvimento da vacina, foi encaminhada à Anvisa a manifestação técnica do Comitê Científico Nordeste.

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, e o governador do Pará, Helder Barbalho, participaram, na terça-feira (4), de reunião com o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, onde reafirmaram o interesse dos estados do Nordeste e do Norte na compra da Sputnik V já formalizada.


“Da nossa parte, que fizemos essa iniciativa, reafirmamos a intenção de compra da vacina Sputnik V e estamos mantendo essa mesma posição de seguirmos buscando uma solução para que o Brasil, além de outras vacinas, possa também contar com com a vacina russa para salvar vidas”, disse Dias.

Na oportunidade, Wellington lembrou que o Brasil passa por um momento crítico. “No momento com mais de 400 mil mortes, ainda com nível de mortes diárias elevado, com risco de uma terceira onda, risco por conta da transmissibilidade muito alta, muita gente internada e a solução é vacina. Queremos mais vacinas para os brasileiros”, comentou o governador piauiense.


De acordo com Dias, o interesse é de garantir a imunização de milhões de brasileiros. “ Essa é uma vacina disputada que o mundo inteiro quer utilizar, que mais de 60 países já utilizam e nós não queremos abrir mão de ter essa vacina no lugar que mais precisa que é o Brasil”, declarou o governador do Piauí.

O governador do Pará, Helder Barbalho, também destacou a atuação dos governadores como mediadores para que se encontre um caminho que permita à Anvisa autorizar o uso da Sputnik V.
“Ao tempo que a Anvisa faz os questionamentos, queremos construir esclarecimentos e o Fundo Soberano Russo e o Instituto Gamaleya já reafirmaram que não vão desistir de apresentar as informações e convencer a agência de que a vacina tem a eficácia e transparência para que possa ser aprovada no Brasil “, disse o gestor.


Os governadores defendem que a Sputnik V possa vir a somar com as demais vacinas para ajudar a salvar vidas. “Reafirmamos que nós temos o interesse de que estando regulamentada pela Anvisa, possa ser feita a aquisição das vacinas. O Brasil precisa de vacina. Esse é o único caminho para que a gente possa virar a página dessa pandemia. Nós não podemos continuar a assistir brasileiros perdendo vidas todos os dias”, disse Helder Barbalho.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: