Demais Poderes

Wellington Dias vai reavaliar decreto de emergência e isolamento social no Piauí

Em coletiva virtual, governador reiterou a importância de preservar vidas e depois a economia

Wellington Dias (PT) afirmou que serviços de academia e salões de beleza não entrarão na lista de serviços essenciais no Estado do Piauí

Wellington Dias (PT) afirmou que serviços de academia e salões de beleza não entrarão na lista de serviços essenciais no Estado do Piauí Foto: CCom

O governador do Estado, Wellington Dias (PT), concedeu entrevista virtual na tarde desta quinta-feira (26) e afirmou que nos próximos dias vai reavaliar o retorno do funcionamento de algumas áreas importantes e que tiveram seu funcionamento prejudicado devido ao decreto de calamidade pública, sancionado na última quinta-feira (19). Conforme afirmou, com a devida proteção dos trabalhadores, algumas áreas poderão retornar  as atividades.

“Se eu tenho uma pessoa na obra da construção civil trabalhando bem protegida, ela pode funcionar do mesmo jeito de um comércio, do mesmo jeito de uma outra área de serviço, como salão de beleza, por exemplo. Eu estou discutindo com muita responsabilidade com a equipe técnica e a resposta é sim. Havendo segurança no passo que vamos dar, vamos dar. Eu quero trabalhar. A prioridade é a vida, a partir daí a economia”, afirmou o governador.

O governador afirmou também que essa será uma decisão tomada com os demais secretários de saúde, que estão reunidos e avaliando a dimensão da contaminação pelo vírus em suas regiões e analisando se poderão ou não reabrir o comércio, além de outras áreas.

“Em tese, todo mundo tem que pegar coronavírus e isso vai levar um tempo muito maior para que a gente tenha a condição de ter anticorpos no corpo de cada um. Porque o cuidado com os idosos? Porque eles mesmo na primeira vez que pega, já é um risco maior. O que quero dizer é que estou pedindo à área técnica para saber como está essa curva e fazer a perspectiva”, declarou.

Conforme afirmou, a projeção é de que até o próximo dia  25 de março, o Piauí tenha aproximadamente 120 casos confirmados da doença, o que necessitaria de aproximadamente 500 leitos de UTI para suprir essa necessidade.  Atualmente a rede de saúde do Estado, que já foi recentemente ampliada, de 110 para 220 leitos, ainda é insuficiente para o possível cenário de avanço da doença no Estado.

Mesmo com a projeção de 120 casos confirmados da doença para o próximo mês, atualmente só foram confirmados 8 casos da doença no Estado”, finalizou.

Estabilizado

O governador Wellington Dias aponta uma estabilização nos casos de Covid-19 no estado. A análise foi feita por meio dos dados que mostram um número muito maior de casos descartados do que de confirmados. Até a manhã desta quinta-feira (26), dos 348 casos notificados, são oito foram confirmados, 173 descartados e 167 suspeitos.

Segundo o chefe do executivo estadual, os governos Federal, Estadual, Municipal e setor privado trabalham de forma integrada para a avaliação dos dados desde o surgimento da primeira notificação no Piauí, o que servirá para traçar as ações a serem realizadas nos próximos passos. “Melhoramos a nossa curva na confirmação de casos no Piauí. Ao mesmo tempo, não temos nenhum óbito. Estamos numa situação de estabilização e queremos uma projeção segura para os próximos dias. Temos que avaliar os próximos passos, trabalhando com a ciência e com muita responsabilidade”, disse Wellington.

Óbitos
O Piauí segue sem casos de óbito resultantes da Covid-19. Na quarta-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Laboratório Central do Piauí (Lacen), descartou três óbitos registrados na rede estadual. Outros quatro casos estão sendo investigados. Os casos descartados foram atendidos em Bom Jesus, Oeiras e Teresina. Os que estão sob investigação foram em São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Teresina. O resultado deve sair nos próximos dias.

Testes
Para a continuidade do trabalho de contenção do vírus, a atuação nos aeroportos e divisas do estado está sendo intensificada com a presença do Exército e mais exames serão trazidos. “Enviamos uma aeronave à Brasília para buscar o material para que mais exames possam ser feitos. Estamos ainda na expectativa de receber da China, no próximo sábado, o chamado teste rápido para o coronavírus. Estamos trabalhando para agilizar os resultados”, pontuou Dias.

Leitos
Atualmente, 200 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na rede pública e privada, estão disponíveis no estado, com a perspectiva de que, nos próximos dias, se chegue a 400 para atender a todos os casos suspeitos. O governador ainda chama atenção para a necessidade de estoque de vacinas contra a gripe H1N1, cujo número de casos têm aumentado no estado.

Comissão
Na segunda-feira (30), haverá uma reunião com a Comissão Organizadora Emergencial do Piauí para discutir a possibilidade de alterações no decreto de emergência, como permitir o funcionamento de alguns setores e/ou restringir outros. “Vamos continuar seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e equipes técnicas para que, na próxima semana, possamos ter as condições de tomar medidas mais positivas”, finalizou Wellington Dias.


Dê sua opinião: