Demais Poderes

Firmino Filho recebe o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança pela quarta vez

O prefeito de Teresina foi premiado em todos os seus quatro mandatos

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB)

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) Foto: Ascom/PMT

O prefeito Firmino Filho recebeu pela quarta vez o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O resultado da 6ª edição do programa, referente à gestão 2017-2020, foi divulgado esta semana. Criado em 1996, o projeto tem como objetivo mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente os gestores públicos e suas equipes a planejarem e executarem ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Teresina é um dos municípios que participou de todas as edições do programa e o prefeito Firmino Filho foi premiado em todos os seus mandatos. Também recebeu o Destaque Nacional na primeira edição (gestão 1997-2000). No total, 2.346 cidades se inscreveram no programa, o maior número até agora, e 848 participaram dos processos de avaliação, habilitando-se para receber o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança – Reconhecimento Pleno.



“Receber o prêmio sempre é uma emoção diferente, não apenas pela importância desse reconhecimento, mas especialmente pelo seu simbolismo. Ser Prefeito Amigo da Criança representa um contrato assinado em favor de um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Essa sempre foi nossa maior missão”, ressaltou o prefeito.

Para ele, o fato de Teresina ter conquistado o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica entre as 27 capitais brasileiras é uma amostra da qualidade do trabalho realizado pela gestão nessa área. “O prêmio é muito significativo porque coroa um trabalho de longos anos, feito dentro e fora de sala de aula, passando pelos parques e áreas de lazer espalhadas pela cidade, por uma saúde de qualidade para todos e por todas as decisões que são tomadas para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças”, completa.

“Por meio do programa apoiamos os gestores municipais que assumiram conosco o compromisso de priorizar a agenda da criança e do adolescente em seu mandato e reconhecemos os esforços daqueles que tomaram medidas transformadoras para a realidade de seu município. Espera-se que o Prêmio concedido aos gestores incentive cada vez mais a implementação de políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes. Parabéns aos 125 prefeitos e prefeitas reconhecidos e a todos que aderiram e persistiram no programa, demonstrando forte liderança e vontade de melhorar, em seus municípios, a vida de crianças e adolescentes”, diz Synésio Batista da Costa, Presidente da Fundação Abrinq.

Fonte: PMT

Dê sua opinião: