Demais Poderes

Firmino: “Enquanto houver leitos para Teresina, haverá leitos para Timon”

Prefeito de Teresina esclareceu a adoção de novas medidas mais rígidas na fiscalização das barreiras sanitárias que ligam Teresina e Timon

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB)

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) Foto: Ascom/PMT

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) publicou na tarde desta quarta-feira (20) um vídeo defendeu o uso das barreiras sanitárias implantadas pela administração municipal nas pontes que ligam as cidades de Teresina e Timon. 

Desde o último dia 15 de maio, às pontes que ligam as duas cidades estão sob intensa fiscalização através das barreiras sanitárias instaladas. Além disso, as novas medidas mais rígidas adotadas pela Prefeitura de Teresina preveem  punições para quem desrespeitar o decreto, como pagamento de multas e apreensão de veículos. Essa é mais uma medida para tentar diminuir a disseminação do novo coronavírus na capital.

Pelo novo decreto, todas as pessoas que pretendam ingressar no município de Teresina, a partir de agora, deverão apresentar documentos de identificação, assim como documentos referentes ao veículo. Além disso, é necessária a comprovação da necessidade de trafegar entre os dois municípios, seja por motivos de saúde, trabalho, ou qualquer outro.


No vídeo publicado nesta quarta-feira, Firmino esclarece que o objetivo das novas medidas não são, de forma alguma,  impedir o acesso da população da cidade vizinha  na capital piauiense, mas sim controlar o acesso de pessoas vindas de outras cidades ou estados, já que as pontes que ligam Teresina e Timon, são uma das portas de entrada da capital.

“O fato é que as pontes são a ‘porta de entrada’  para vários outros municípios, e é isso que nós precisamos monitorar.  Até porque além de não termos nenhum tipo de regulação para atender tantas outras cidades do Maranhão e de outros estados, nós também não temos como suportar essa sobrecarga”, justifica Firmino. 

Firmino esclarece que  Teresina permanece de portas abertas para  receber os pacientes em situação de urgência e emergência, encaminhados da cidade vizinha, cumprindo assim um pacto de solidariedade entre as duas cidades. “que o Rio Parnaíba uniu nenhuma pandemia será capaz de separar”.

“Teresina e Timon são uma extensão uma da outra, e não vai ser uma pandemia que vai acabar com isso. Pelo contrário, nossa cidade continua de portas abertas, inclusive para receber pacientes em situação de urgência e emergência assim como os demais pacientes regulados por timon. Cumprindo assim um pacto de saúde de solidariedade entre as duas cidades

O prefeito afirmou também que tem mantido contato direto com o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, onde reafirmaram a parceria  histórica entre as cidades.

“Tenho mantido contato permanente com o prefeito Luciano leitoa, que vem fazendo um trabalho sério em Timon. Assim como em Teresina, ele também assinou decreto para garantir que só serviços essenciais estejam funcionando. Se você faz parte desses serviços essenciais, você pode e deve vir sim a Teresina, mas se não, você deve ficar em casa. Enquanto existir leitos em Teresina, haverá leitos para Timon. Isso foi definido pelos dois gestores e esse é o acordo que nós vamos honrar, tanto pela relação institucional quanto pela nossa irmandade, solidariedade que os nossos povos construíram juntos em todos esses anos”, finalizou. 

Dê sua opinião: