Demais Poderes

Teresina registra 55 novos casos de Covid-19 em um dia e preocupa especialistas

Apesar do avanço no número de casos confirmados da doença, a capital não registrou novos óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas.

Covid-19 avança e Teresina registra 55 novos casos em um dia

Covid-19 avança e Teresina registra 55 novos casos em um dia

A cidade de Teresina registrou nesta segunda- feira (04)  55 novos casos de COVID-19, totalizando 540 pessoas com a doença. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), que revelam ainda que a capital do Piauí não registrou novos óbitos nas últimas 24 horas.

O aumento nos números preocupa os especialistas da FMS, pois revela a necessidade de um maior cuidado no que se refere ao isolamento social para evitar o contágio. O índice de isolamento social em Teresina vem oscilando nos últimos dias, tendo registrado percentuais abaixo de 50%, em alguns dias nas últimas semanas. No domingo (03), esse índice ficou em 55%, inferior ao que costuma ser registrado aos domingos, que geralmente apresenta percentuais acima de 60%.

“Os estados próximos estão com suas redes de saúde em situação muito delicada e não queremos chegar a esse quadro”, avaliou Francisca Rodrigues, enfermeira e uma das coordenadoras do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. “Por isso, o isolamento precisa continuar. É imprescindível que cada um faça a sua parte, fique em casa, para evitarmos que o vírus se propague de forma acelerada e para que possamos salvar vidas”, alerta a enfermeira.

De acordo com pesquisa de investigação sorológica com teste para Covid-19, encomendada pela Prefeitura de Teresina, cerca de 7.690 pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus na cidade. Os dados indicam que para cada pessoa infectada na capital, existem outras 62 não notificadas.

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Dê sua opinião: