Câmara Teresina

Vinicio Ferreira quer vacinação para agentes funerários

Vereador pretente evitar greve da categoria que, embora esteja entre os grupos prioritários, ainda não recebeu a imunização

Profissionais querem ser imunizados

Profissionais querem ser imunizados


O vereador Vinício Ferreira (Avante) está buscando solucionar o impasse entre os agentes funerários de Teresina e a Prefeitura, por meio da FMS, no sentido de evitar a apralisação da categoria, que embora faça parte dos grupos prioritários para a imunização contra a Covid-19, ainda não recebeu nenhuma dose da vacina. 

Os agentes funerários têm contato direto com os corpos das vítimas da Covid-19 e estão se infectando. Neste momento, somente uma funerária de Teresina tem nove pessoas afastadas pela doença.

A pauta será discutida em reunião que ocorrerá na terça (16) entre o Ministério Público e o Comitê de Operações Emergenciais Municipais.

Vinício Ferreira alerta que a greve dos agentes  pode levar a um colapso no sistema funerário.  “Diariamente dezenas de corpos são enterrados somente em Teresina. Se esse setor paralisar, vamos entrar em colapso. Pedi ao Prefeito e ao presidente da FMS que se sensibilizassem com a situação e vacinassem a categoria”, afirma.

De acordo com regulamentação do Ministério Público,  todos os profissionais que atuam no transporte, guarda do corpo e colocação do corpo no caixão devem adotar as medidas de biossegurança. Além disso, as empresas que tratam de serviços de transporte pós-óbito devem destinar um veículo exclusivo para atender as ocorrências dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 e, após o transporte, o veículo deve ser submetido à limpeza e desinfecção.

Fonte: Ascom

Dê sua opinião: