Câmara Teresina

Prefeitura não aparece na audiência para tratar de coleta de lixo em Teresina

Câmara Municipal vai convocar os secretários para explicação dos contratos

Vereador Luiz Lobão na Câmara Municipal de Teresina

Vereador Luiz Lobão na Câmara Municipal de Teresina Foto: Assessoria parlamentar

A Câmara de Teresina, realizou pela terceira vez, por proposição do vereador Luiz Lobão (MDB), audiência pública para tratar da problemática da limpeza pública na cidade e o contrato licitatório que está em análise no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, no qual foi constatado irregularidades. O vereador lamentou a ausência de gestores da administração municipal na audiência para prestar os devidos esclarecimentos e informou que secretários municipais serão convocados pela Casa Legislativa para darem explicações sobre contratos.

“É muito estranho que em três anos e sete meses a Prefeitura de Teresina não tenha conseguido realizar uma licitação regular para os serviços de limpeza na capital. E como legislador, estou cumprindo o meu papel de fiscalizador e cobrando da gestão municipal informações sobre esses contratos emergenciais que estão sendo feitos continuamente, sem divulgação e acesso público. Recebemos queixas de empresas que não foram convidadas para participarem desse processo licitatório, e a Prefeitura de Teresina insiste em manter uma empresa com esse tipo de contrato emergencial”, informou Luiz Lobão.


O vereador informa ainda que o TCE suspendeu o contrato há 60 dias por entender que havia indícios de direcionamento licitatório para uma empresa e hiperfaturamento. “Essa audiência era um ótimo momento para a Prefeitura esclarecer sobre valores e explicar se houve ou não esse direcionamento licitatório. Somos testemunhas do mal serviço que é prestado no quesito limpeza pública, e não podemos aceitar que o maior contato hoje pago pela gestão municipal seja para limpeza, mas o que vemos é um verdadeiro descaso, uma cidade suja, mal cuidada e dinheiro público sendo mal utilizado.”, explicou Lobão.


De acordo com Romero Leão, representante da empresa Via Ambiental, todo o processo licitatório feito pela Prefeitura de Teresina para a contratação da empresa de limpeza foi obscuro. “A Via Ambiental participou da primeira contratação emergencial e foi desclassificada pelo número de caminhões.  O critério que foi usado para desclassificar a via ambiental, foi o mesmo utilizado para classificar outra empresa, fato que já causou estranheza”, informou.

Leão afirma ainda que a empresa tentou participar das demais contratações emergenciais e nunca foi convidada e nem respondida pela Prefeitura de Teresina. “Além desses fatos, outras irregularidades foram identificadas pelo Ministério Público e TCE. Portanto, é preciso investigação séria sobre esses contratos. Nós da Via Ambiental queremos é que a cidade tenha um serviço melhor, com o preço justo, o que não vem acontecendo com esses contratos emergenciais”, disse.

O diretor de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do TCE, Bruno Cavalcante, destacou que o órgão, com esse processo, visa além de investigar, contribuir com a Prefeitura de Teresina na maturação do projeto da limpeza pública.

“Queremos fazer uma instrução extremamente técnica, e vamos analisar com muito cuidado, pois é maior contrato pago pela Prefeitura de Teresina. Precisamos saber se o modelo que a Prefeitura está montando se alia ao de outras capitais. O aterro sanitário tem um ciclo de vida, que representa custos futuros, e a Prefeitura precisa conceber um projeto que preveja esses futuros gastos. Queremos discutir cada aspecto de forma detalhada, para se aprimorar o projeto e Teresina tenha de fato uma prestação de serviço de qualidade”, ressaltou.

Fonte: Assessoria parlamentar

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