Câmara Teresina

Dudu culpa o "autoristarismo" de Firmino pela violência de manifestantes na Câmara

"Tenho que lamentar a atitude da prefeitura, a falta de diálogo, o autoritarismo do prefeito"

Vereador Dudu (PT) no Plenário da Câmara

Vereador Dudu (PT) no Plenário da Câmara Foto: Renan de Sousa

O vereador Edilberto Borges, o Dudu do PT, lamentou a atitude dos manifestantes que invadiram o Plenário da Câmara Municipal de Teresina em protesto contra a votação do reajuste salarial de 12,84% proposto pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). "Tenho aqui que lamentar a atitude da prefeitura, a falta de diálogo, o autoritarismo do prefeito que fez com que as coisas acontecessem dessa forma. Nós tentamos aqui abrir um canal de diálogo com os servidores, para discutir com os professores, trazer o secretário de Educação, de Finanças do município para que a gente pudesse estar aqui fazendo essa discussão".

Dudu afirmou que a aprovação do regime de urgência pela bancada do prefeito fez subir a temperatura no parlamento, que acabou com a invasão do Plenário. "Além da queda o coice.  A prefeitura apresentou um regime de urgência especial para votar um projeto dessa envergadura. Aí os professores se sentiram ameaçados pela intransigência da Prefeitura de dialogar e terminaram ocupando as Galerias e o plenário da Câmara Municipal. Nós temos que respeitar a decisão dos professores. Tudo aconteceu porque por conta do autoritarismo da prefeitura mas não podemos deixar de dialogar, não podemos fechar a porta do diálogo.

O vereador  afirma que a mensagem do reajuste, da forma como foi proposta, é inconstitucional. "Para piorar a situação do prefeito Firmino, o projeto ainda recebeu o parecer contrário da comissão técnica na Câmara, que apontou vários vícios, várias inconstitucionalidades nesse projeto, inclusive com decisões do Supremo Tribunal Federal. Além de ser passível de questionamento na esfera judicial, a proposta provocou esse acirramento de ânimos com servidores com os professores. Quem é que vai ganhar com isso? Ninguém. Tudo aconteceu pela falta de diálogo. Faço aqui um apelo ao prefeito Firmino Filho. Vamos sentar com os professores, diga a sua verdade, o que que você tem de concreto. Não faça o que estão fazendo aqui tentando enfiar goela abaixo dos servidores", reclamou o vereador petista.


Fonte: Renan de Sousa/Paulo Pincel

Dê sua opinião: