Câmara Teresina

Consultas autorizadas por telefone é aprovado na Câmara Municipal de Teresina

A vereadora Elzuila Calisto (PT) apresentou um projeto de lei que propõe essa alternativa

Vewreadora Elzuila Calisto, do Partido dos Trabalhadores

Vewreadora Elzuila Calisto, do Partido dos Trabalhadores Foto: Assessoria parlamentar

A vereadora Elzuila Calisto (PT) apresentou um projeto de lei que propõe que as clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Teresina permitam que usuários com consultas devidamente autorizadas pelo sistema de regulação possam confirmar e, caso seja necessário, agendar consultas e exames pelo telefone. O PL foi aprovado em 2a votação nesta quarta-feira (08) durante sessão na Câmara Municipal de Teresina.

Segundo a vereadora, o objetivo é agilizar os atendimentos. “A demora no atendimento é hoje um dos maiores agentes de insatisfação das pessoas que buscam as unidades de saúde. O agendamento das consultas já autorizadas por telefone otimizará tempo, recursos financeiros e logísticos, assim como irá diminuir o número de consultas não utilizadas por falta do referido acesso”, disse.  

Ainda de acordo com Elzuila, a medida também leva mais conforto ao usuários que têm dificuldade de deslocamento. “Muitas vezes o usuário não possui condições físicas e/ou financeiras para comparecer aos locais de pré-agendamento. É desnecessário esse agendamento presencial, uma vez que a pessoa já passou pelo processo natural de regulação”, acrescentou a vereadora.

A parlamentar também afirma que a proposta aponta para um suporte viável e prático, que visa trazer benefícios para o usuário e para a o sistema de regulação, uma vez que os serviços ficam comprometidos quando o usuário que não conseguiu concluir a consulta ou exames por falta de condições de comparecer presencialmente para o agendamento buscará novamente a regulação, aumentando a fila de espera para os atendimentos.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: