Câmara Teresina

Construção do Hospital da Mulher é destacado por vereador Luiz Lobão

Luiz Lobão destaca projeto de construção do Hospital da Mulher de Teresina

Vereador Luiz Lobão destacou o projeto da construção do hospital

Vereador Luiz Lobão destacou o projeto da construção do hospital

O vereador Luiz Lobão ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Teresina na manhã desta quarta-feira (26) para destacar o lançamento, feito pelo prefeito Dr. Pessoa, do projeto de construção do Hospital da Mulher de Teresina. De acordo com o vereador, essa é uma luta antiga sua como médico e como vereador para garantir um atendimento integral à saúde da mulher em Teresina

“Começa a se concretizar um sonho de vários anos e uma luta que venho travando por muito tempo, que é a construção de um hospital voltado exclusivamente para a saúde da mulher em Teresina. Sou médico e atuo há mais de 30 anos com saúde da mulher e sei das necessidades nessa área. E o Hospital da Mulher vem para suprir essa demanda, seja de cirurgias ginecológicas, oncológicas, e de psicologia para as mulheres vítimas de violência sexual. Acreditamos que esse projeto será concluído nessa gestão”, destacou Lobão.

O vereador relatou que existe uma dificuldade muito grande para tratamentos ginecológicos em Teresina pelo Sistema Único de Saúde. “Procedimentos como retirada de cistos de ovários, nódulo de seios, miomas uterinos, períneos, são comuns em mulheres e são difíceis de serem executados na rede pública de saúde pela demora no diagnóstico e tratamento, justamente por não termos um Hospital de Referência para a Mulher. Portanto, se faz urgente a implantação deste equipamento público em Teresina.

O Hospital da Mulher deverá abrir cerca de 120 leitos, além de ofertar serviços e ações na área de ginecologia, mastologia, oncologia diagnóstica, reprodução assistida e assistência psicológica e psiquiátrica à mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.  Faz parte ainda do projeto a implantação de um corpo clínico especialista em tratar mulheres que passaram por violência sexual, contando inclusive com uma das primeiras urgências ginecológicas da região.

Luiz Lobão lembra que é importante ter um Centro de Atendimento para consultas de rotina e atenção sexual e reprodutiva, para que se possa garantir também um planejamento reprodutivo. “E precisamos disso tudo em um único hospital, com atendimento ambulatorial e cirúrgico, de forma que se proporcione um atendimento integral à mulher em nossa cidade”, disse.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: