Câmara Teresina

Comissão de Fiscalização da Câmara cobra prestação de conta da FMS

Em reunião virtual nesta terça-feira (2), a comissão ouviu a Fundação Municipal de Saúde

Comissão de Fiscalização da Câmara de Teresina pede explicações sobre gastos para FMS

Comissão de Fiscalização da Câmara de Teresina pede explicações sobre gastos para FMS

A Comissão de Fiscalização criada pela Câmara Municipal de Teresina para fiscalizar os gastos da prefeitura realizou na manhã desta terça-feira (2) mais uma reunião virtual. O encontro contou com a participação de diretores da Fundação Municipal da Saúde. A diretora de Planejamento da FMS, Cláudia Glauciene, apresentou as ações questão sendo desenvolvidas para enfrenamento da pandemia da Covid-19 e os respectivos gastos.

No relatório apresentado, a diretora explicou que dos nove hospitais com leitos para Covid-19 (excluindo os hospitais de campanha), entre municipal, estadual, federal e filantrópico, quatro já estão totalmente ocupados; dois com 80% da ocupação e  três ainda em condições de receber pacientes. Cláudia Glauciene afirmou também que atualmente o município de Teresina possui 75 mil testes rápidos para Covid-19 e mais 35 mil novos testes foram comprados pela administração municipal.

No encontro virtual também foi anunciada a inauguração do Hospital de Campanha do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A entrega deve acontecer nos próximos dias.

Manoel Moura Neto, presidente da Fundação Municipal de Saúde,  afirmou que a FMS tem encontrado dificuldades com relação a contratação de profissionais para atuarem no novo hospital de campanha.

Sobre as despesas realizadas pela Prefeitura de Teresina relacionadas com o combate à Covid-19, foi mostrado que R$ 41,3 milhões são de despesas líquidas e outros R$ 33 milhões referentes a contas pagas.

O presidente da Comissão Especial da Covid-19, vereador  Venâncio Cardoso (PSDB), adiantou que será enviado a FMS um pedido para que relatórios discriminados de gastos sejam enviados para a Câmara de Teresina para que os vereadores possam analisar os gastos, dando assim uma maior transparência dos gastos executados pela Prefeitura de Teresina no combate à pandemia.

A Comissão Especial do Covid-19 é formada pelos vereadores Venâncio Cardoso, Edilberto Borges, o Dudu (PT),que é vice-presidente, e Enzo Samuel (PDT), que é relator, além de Gustavo Gaioso (Solidariedade), Dr. Lázaro (Patriota), Major Paulo Roberto e Pollyana Rocha (PV).



Fonte: Câmara Municipal de Teresina

Dê sua opinião: