Dr. Hélio apresenta propostas de transformação econômica em Plenária
A Secretaria da Fazenda (Sefaz-PI) reuniu servidores nesta sexta-feira (2) para uma palestra sobre “Modelo Operacional do IBS – Imposto sobre Bens e Serviços”, ministrada pelo Coordenador do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), Luiz Dias Neto. A palestra teve por objetivo esclarecer as diretrizes operacionais do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), promovendo uma compreensão sobre sua implementação e impacto na economia.
Durante o evento, foram abordados aspectos fundamentais do novo imposto, que visa substituir diversos tributos atuais, como ICMS, ISS e PIS/Cofins, simplificando o sistema tributário brasileiro e aumentando a transparência. Os servidores puderam esclarecer dúvidas e discutir casos práticos sobre a aplicação do IBS, enriquecendo o entendimento sobre como o novo modelo afetará as rotinas administrativas e fiscais do estado.
“Fizemos aqui uma sensibilização sobre a reforma tributária, abordando os aspectos operacionais. Pontuei também de que forma a reforma impacta nas atividades dos auditores fiscais. Muitas mudanças virão, mas acreditamos que serão bem positivas para o funcionamento de todas as administrações tributárias, sejam elas subnacionais ou da União. Vamos trabalhar de uma forma integrada com dados e informações. E do lado do cidadão, teremos um sistema que é muito mais simples que vai permitir um crescimento mais rápido das empresas no Brasil, competitividade das empresas e permitir uma análise global de carga tributária”, explicou Luiz Dias.
O evento faz parte dos esforços da Secretaria da Fazenda para capacitar seus servidores e garantir uma gestão eficiente e transparente dos tributos no Estado do Piauí. “Trouxemos o Luiz Dias para colaborar com a discussão sobre a reforma e compartilhar informações com nossos servidores de como o IBS será implantado no país, principalmente sua execução na prática. Foi uma valiosa palestra e tenho certeza de que os nossos servidores aproveitaram cada nova informação apresentada. Sua experiência e conhecimento proporcionaram uma compreensão mais clara dos desafios e oportunidades que a implantação do IBS trará, ajudando a preparar nossos servidores para as mudanças futuras e para a adaptação às novas diretrizes. A participação ativa de todos foi essencial para o sucesso do evento, tornando-o uma experiência enriquecedora e proveitosa para todos os envolvidos”, disse o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
Fonte: SEFAZ
Dê sua opinião: