Municípios

Regina Sousa participou da entrega do material do PRO Alfabetização em Lagoa Alegre

Governadora inaugurou obra de mobilidade urbana beneficiando a população do município

Governadora do Piauí, Regina Sousa, com alunos de escola pública em Lagoa Alegre

Governadora do Piauí, Regina Sousa, com alunos de escola pública em Lagoa Alegre Foto: CCom

Cumprindo agenda na cidade de Lagoa Alegre, nesta sexta-feira(24), a governadora Regina Sousa participou da entrega do material complementar do PRO Alfabetização na idade certa. O Material conta com atividades orientadas para o processo de alfabetização voltada para o contexto piauiense com autores e brincadeiras regionais. A governadora fez ainda a inauguração de obra de mobilidade urbana para benefício da população de Lagoa Alegre.




Durante a entrega do material para o programa de alfabetização, Regina Sousa exalta a importância de programas como esse no combate ao analfabetismo. “Aqui em Lagoa Alegre temos essa parceria com o município no sentido de alfabetizar as crianças na idade certa, que é responsabilidade das prefeituras, mas tem incentivo do ministério da educação e do Governo do Estado, em regime de colaboração. O governo está investindo R$ 80 milhões no Piauí para que as crianças aprendam a ler na idade certa. Para que até o segundo ano, elas saibam ler e escrever para não produzirmos analfabetos para o futuro. E aqui viemos entregar um material produzidos por professores, que é muito importante, inclusive professoras daqui participando da confecção desse material. E é muito gratificante saber disso”, disse.





O secretário de Educação, Ellen Gera, explica que o programa objetiva a alfabetização das crianças aos 7 anos de idade, o equivalente ao 1° e 2° ano do ensino fundamental. O programa é uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais. “O programa de Alfabetização na idade certa tem o foco nos estudantes que estão nas redes municipais do primeiro e segundo ano, que são os dois anos responsáveis pelo processo de finalização do processo de alfabetização das crianças. E a meta é alfabetizar todas as crianças piauienses sempre aos 7 anos. Então, nós temos um programa hoje em regime de colaboração com os municípios, no qual o estado entra com todo o financiamento do programa”, ressaltou o secretário.

A professora Socorro Santana, professora de Lagoa Alegre que fez parte da equipe de elaboração do material complementar, fala da felicidade de ter desenvolvido junto com os demais professores esse material que irá auxiliar na alfabetização das crianças piauienses. “Foi uma honra imensa participar na produção desse material porque é um trabalho muito especial, tem muito do Piauí no material, está bem regionalizado e a gente costuma dizer que é um material feito por professores piauiense para professores piauienses. Então, é um trabalho que vai contribuir muito com a alfabetização das nossas crianças, com o desenvolvimento da educação do nosso Estado. E a gente tem uma grande expectativa em cima dele porque a gente tem muita certeza do compromisso com que ele foi feito”, declarou.




Durante visita à cidade, a governadora fez ainda a inauguração de obra de mobilidade urbana no município, ao todo foram investidos R$ 880 mil no asfaltamento de 14 km nas vias. Para o Prefeito Carlos Magno, as obras trazem melhorias para a população alegrense. “É motivo de alegria e satisfação para todos estarmos recebendo obras e equipamentos, motos para a segurança do município, pavimentação urbana, entre outras obras em andamento para o município. Então, só temos a agradecer e é um prazer estar aqui compartilhando esse momento”, agradeceu.


Fonte: CCom

Dê sua opinião: