Municípios

Rafael e Wellington reafirmam compromisso com políticas de enfrentamento às drogas

Será prioridade o apoio às entidades que assistem usuários de substâncias psicoativas

Reunião dos pré-candidatos com as comunidades terapêuticas

Reunião dos pré-candidatos com as comunidades terapêuticas Foto: Assessoria

Durante encontro com comunidades terapêuticas, na tarde desta quinta-feira (9), os pré-candidatos a governador, Rafael Fonteles (PT), e a senador, Wellington Dias (PT), reafirmam o compromisso com as políticas de enfrentamento às drogas.  

“Estamos aqui reassumindo esse compromisso, recebemos dos responsáveis pelas comunidades terapêuticas uma proposta para colocarmos no nosso plano de governo, para darmos continuidade e ampliarmos essa política. Concordamos e acatamos essas sugestões pela importância que tem essa política de enfrentamento às drogas, sobretudo no que diz respeito à questão da prevenção, que é mais eficiente para enfrentamos esse tema tão relevante na sociedade”, enfatiza Rafael Fonteles.

Ele acrescenta que está previsto no Plano de Governo, entre as ações prioritárias voltadas para a área da assistência social, fortalecer o apoio às entidades responsáveis pela assistência aos usuários de substâncias psicoativas, especialmente Comunidades Terapêuticas, e garantir a articulação e a integração das intervenções para tratamento, recuperação, reinserção social dos beneficiários de seus serviços.

Wellington Dias disse que pretende continuar ampliando as políticas sobre drogas no Piauí e apoiando a descentralização dos centros de reinserção social para qualificar dependentes químicos egressos de comunidades terapêuticas, reinserindo-os no mercado de trabalho. Quando era governador, Dias inaugurou um centro de reinserção em Teresina, a ideia é levar para outros municípios do estado.

“Temos que dar novos passos, tanto na direção da ampliação, a partir de um estudo de demanda, mas também com o desafio de inserir no mercado de trabalho as pessoas que estão saindo das instituições. Já temos um centro em Teresina, uma experiência de sucesso, e a ideia é trabalhar na descentralização. Eu quero trabalhar junto ao Poder Central para que possamos avançar ainda mais nas políticas sobre drogas”, afirma o pré-candidato.

Os dois participaram de uma plenária, organizada pela ex-vereadora de Teresina, Cida Santiago, que também já esteve à frente da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas. “Desde o início do governo Wellington Dias, ele sempre teve uma atenção voltada para o setor e quando iniciamos esse trabalho em 2021, na gestão da coordenadoria de enfrentamento às drogas, tínhamos apenas quatro linhas de fomentos para atender às comunidades terapêuticas, hoje temos 54, aumentamos cerca de 1000%. E ainda conseguimos a reinserção social de quase 50% das pessoas assistidas”, enfatiza Cida.

Na ocasião, a deputada federal Rejane Dias também ressalta a importância dessa política pública.  “Nós apoiamos essa política, inclusive foi uma iniciativa nossa a criação da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa para debater essa política pública tão importante. Atualmente, o nosso mandato já tem quase R$ 1 milhão de recursos destinados para essas ações e é algo que eu quero poder abraçar de forma contínua. Não podemos esquecer de trabalhar a prevenção, inclusive nas escolas, por isso quando fui Secretária de Educação firmamos parceiras com a Fundação da Paz e o Ministério Público nesse sentido”, ressalta Rejane Dias.

O evento contou com a participação de representantes de várias comunidades terapêuticas, que reconhecem o Estado do Piauí como referência nacional em iniciativas de enfrentamento às drogas. “Se hoje temos as federações com grandes portas abertas dentro do cenário nacional, essas portas foram abertas pelo Estado do Piauí, conseguimos fazer o nome das comunidades terapêuticas a partir disso. Construímos a lei que só foi sancionada depois de 13 anos pelo governo federal, mas hoje temos uma lei que coloca as comunidades terapêuticas nas políticas nacionais. E construímos a inclusão das comunidades terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), fruto do trabalho desenvolvido no Piauí”, afirma o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz.

Fonte: Assessoria

Dê sua opinião: