Municípios

Governo federal reconhece a situação de emergência em 35 municípios do Piauí

Reconhecimento vai possibilitar que recursos federais cheguem de forma mais rápida aos municípios atingidos

Idosa carrega água no semiárido: seca mais uma vez castiga o Nordeste

Idosa carrega água no semiárido: seca mais uma vez castiga o Nordeste Foto: Reprodução

Uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), publicada na edição de segunda-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU),reconhece a situação de emergência em 35 cidades do Piauí afetadas pela seca.

Os municípios são Acauã, Alagoinha, Alegrete do Piauí, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande, Campinas, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Curimatá, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Itainópolis, Júlio Borges, Jurema do Piauí, Lagoa do Barro, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Pio IX, Queimada Nova, Santana do Piauí, Santo Inácio, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis, São Julião, São Lourenço, Várzea Branca e Wall Ferraz.

Famílias passam fome e sede no semiárido
Foto: Reprodução / Simões Online

O reconhecimento da situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura, bem como o abastecimento de água por carro-pipa, entre outras ações emergenciais.

O reconhecimento por parte do Governo Federal vai possibilitar que recursos cheguem de forma mais rápida aos municípios atingidos, explica o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes

“Essa ação é importante porque, basicamente, tem a atuação do carro pipa, poço tubular onde não tem água potável. Os bancos podem antecipar pagamentos de aposentadorias e pensões, porque isso consta na lei. O feito principal é chamar atenção para a gravidade, para que as políticas públicas sejam implementadas o mais rápido possível, sem que haja a burocracia necessária, que é uma formalidade de obras e serviços públicos”, adiantou o secretário nesta terça-feira (25)

Fonte: MDR

Dê sua opinião: