Mais de 250 pessoas atuarão como observadoras nacionais nas Eleições Municipais 2024
O estudante Pedro Lucas Martins Saboia Silva, vencedor da Etapa Estadual do Concurso Jovem Senador 2024, do Senado Federal, iniciou sua rotina legislativa nesta segunda-feira (5). Ele é aluno da rede pública de ensino do Piauí e tomou posse do mandato ao lado dos outros 26 Jovens Senadores, que representam cada estado brasileiro e o Distrito Federal. A Semana de Vivência Legislativa acontece em Brasília (DF) no período de 5 a 9 de agosto.
Natural de São Miguel do Tapuio, Pedro Lucas é aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Rosaura Muniz Barreto, gerenciado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Acompanhado pela professora Maria Deurene Cavalcante, ele participa das atividades da Semana de Vivência Legislativa, momento em que recebe orientações e compõe as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.
"Quero poder absorver o máximo desta experiência no Senado Federal. Por meio das propostas que iremos discutir com os colegas, acredito que chegaremos no consenso para aprovar as melhores ideias e, assim, levar o que aprendemos para contribuir com o nosso estado", disse Pedro Lucas.
O mandato de Jovem Senador do Piauí permite ao estudante conhecer a rotina dos parlamentares e propor sugestões que podem ser transformadas em Projetos de Lei. Ele participará ainda de visitas guiadas, palestras, debates e simulações de atividades legislativas, além de conhecer a estrutura e o funcionamento do Senado.
Nas sessões, os jovens apresentam seus projetos para serem votados em sessão plenária e, por meio de suas ideias legislativas, têm a possibilidade de intervir ativamente.
Pedro Lucas garantiu seu mandato como Jovem Senador ao vencer o Concurso de Redação no âmbito estadual, entre as 102 escolas públicas de Ensino Médio participantes da iniciativa. Sua redação foi destaque ao abordar o tema “Os 200 Anos do Senado e os Desafios para o Futuro da Democracia” de forma reflexiva e destacando o papel do Senado Federal na construção da democracia brasileira.
O secretário da Seduc, Washington Bandeira, destacou a importância da jornada parlamentar na formação dos estudantes e do protagonismo estudantil durante o momento.
“O Pedro Lucas é mais um Estudante Seduc que exerce o seu protagonismo ao destacar o nome do Piauí no âmbito nacional. Ele inicia a sua jornada de Vivência Legislativa como Jovem Senador em Brasília, tendo a experiência de simulações de atividades parlamentares, participando de comissões, sugerindo propostas legislativas e contribuindo para o fortalecimento da sociedade nessa valiosa experiência educacional e cidadã”, disse o secretário.
PROGRAMA JOVEM SENADOR
O Programa Jovem Senador é uma iniciativa para o desenvolvimento da consciência política e cidadã entre os jovens. Ao participar do Concurso de Redação, os estudantes têm a oportunidade conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo enquanto jovem cidadão.
Fonte: SEDUC
Dê sua opinião: