Municípios

Candidato a vereador descobre que está filiado ao MDB e PSL

Candidato que disputaria uma cadeira na Câmara de Vereadores de Valença do Piauí pelo MDB, descobriu que também estava filiado ao PSL

Candidato com dupla filiação pode ser impedido de disputar eleição

Candidato com dupla filiação pode ser impedido de disputar eleição

No município de Valença do Piauí, distante 220 Km da capital, uma situação inusitada ocorreu com "Irmão Osmar", candidato a vereador pelo MDB no município. Após solicitar  um pronunciamento da Justiça Eleitoral sobre sua situação, o candidato que até então pensava estar filiado somente ao MDB, descobriu que seu nome também constava nos quadros do PSL no município.  

De acordo com o vereador, a solicitação de filiação junto ao MDB foi realizada no dia 1º de abril do corrente ano, conforme consta na relação interna do MDB, mas ao requerer a certidão de filiação partidária junto ao TSE, verificou que sua candidatura estava com o status de cancelada no dia 16 de abril, devido a sua filiação ao PSL, que foi realizada no dia 12 de fevereiro e incluida no sistema “Filia” do TSE, em 03 de abril.

O MDB, partido no qual o candidato pretendia concorrer na disputa, reconhece a candidatura de Osmar,  e argumenta seu seu nome já consta na lista interna de filiados do partido. Por outro lado, a Comissão Provisória do PSL afirma que o mesmo candidato procurou o partido no dia 12 de fevereiro, momento no qual realizou sua filiação ao partido. O diretório do PSL afirma que após a filiação, o novo membro não procurou a legenda para realizar o seu desligamento junto ao partido. 

Na decisão, o Ministério Público Eleitoral manifestou como improcedente o pedido da candidatura de Osmar pelo MDB, já que o órgão entendeu como legítima o ato de filiação ao partido PSL. “Diante do exposto, nos termos do parecer ministerial, julgo improcedente o pedido, mantendo a filiação do requerente no Partido PSL”, diz a decisão do Juiz Eleitoral da 18ª Zona, Dr. Juscelino Norberto da Silva Neto, publicada na sexta-feira (16).

Irmão Osmar poderá recorrer da decisão, na tentativa de manter sua candidatura junto ao MDB de Valença do Piauí.

Dê sua opinião: