Municípios

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental lança cartilha “Zero Lixões"

Cartilha “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo”, foi desenvolvida pelo CAO de Defesa do Meio Ambiente do MPPI

Cartilha “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo”, desenvolvida pelo CAO de Defesa do Meio Ambiente

Cartilha “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo”, desenvolvida pelo CAO de Defesa do Meio Ambiente Foto: MPPI

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Áurea Madruga, participou na manhã desta quinta-feira, 9, de reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Piauí (CIEA/PI). O encontro aconteceu no auditório de Centro de Educação Ambiental, localizado no Parque Potycabana.


A reunião marca o processo de reinstalação da Comissão, criada pelo Decreto nº 10.399, de 18 de outubro de 2000. Na oportunidade, a promotora de Justiça apresentou a Cartilha “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo”, desenvolvida pelo CAO de Defesa do Meio Ambiente com o objetivo de esclarecer a sociedade e gestores municipais sobre a importância da desativação de lixões.


Secretário de Meio Ambiente, Daniel Marçal; coordenadora do Caoma, Áurea Madruga e gerente do Centro de Educação Ambiental, Marcelo Amorim
Foto: MPPI


“Educar é fundamental para a preservação do meio ambiente, afinal o cidadão de amanhã é a criança de hoje. Por isso, é muito importante termos essa união com objetivo de construir uma agenda de ações em prol da educação ambiental”, disse Áurea Madruga.


Ainda na oportunidade, a coordenadora do Caoma apresentou a cartilha “Queimadas e Incêndios Florestais”, lançada em 2021 com a ideia de conscientizar a população sobre os prejuízos trazidos pelo fogo. Ambos os materiais são partes do trabalho desenvolvido pelo órgão de apoio operacional no intuito de dialogar e sensibilizar a sociedade sobre temas ligados à preservação do meio ambiente.


Reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Piauí (CIEA/PI)
Foto: MPPI


A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental foi instituída com a finalidade de promover a coordenação, acompanhamento e implementação das atividades de educação ambiental, incluindo propor normas, e está ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar). “Estamos retornando as atividades do CIEA e hoje tivemos a participação de diversas instituições para continuar com esse trabalho educativo, principalmente em escolas e nas comunidades”, explica o secretário de Meio Ambiente, Daniel Marçal.


Estiveram presentes representantes de diversos órgãos, entidades e sociedade civil. Durante a reunião, foram apresentadas as principais demandas do CIEA, como a definição de um grupo de trabalho para reformulação do Decreto, que criou a Comissão, e da Lei 6565/14, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental e o Plano Estadual de Educação Ambiental. Foi deliberado um encontro mensal para alinhamento e discussão de estratégias para implementação de ações.


“Toda atividade que tem algum impacto ambiental deve estar acompanhada de um processo para que esse impacto seja o mínimo possível. Com isso, deve ser papel da educação ambiental fazer com que a população possa ter a sensibilidade de, ao agir, saber que está impactando e como mitigar esses efeitos danosos”, ressalta o gerente do Centro de Educação Ambiental, Marcelo Amorim.

Reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental 
Foto: MPPI

Fonte: MPPI

Dê sua opinião: