Municípios

Cerrado piauiense registra um aumento de quase 10% da área plantada com soja

Os produtores do Piauí comemoram chuvas acima da média histórica

Alzir Neto na lavoura de soja

Alzir Neto na lavoura de soja Foto: Aprosoja-Piauí

Levantamento sobre a produção do cerrado piauiense aponta para um aumento de quase 10% da área de soja.  Os produtores do Piauí comemoram chuvas acima da média histórica.  “Foi o primeiro ano que não parei de plantar por falta de umidade”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí, Alzir Neto.  Segundo ele, no Piauí os produtores não têm o que reclamar de falta de chuva, ao contrário de outros estados.

O plantio da soja também foi concluído no Piauí, pela primeira vez antes do final do mês de novembro. “Normalmente o plantio da soja segue pelo mês de dezembro inteiro”, explica.  A antecipação vai refletir no aumento da produção de safrinha. A estimativa é de que 45% da safra piauiense já esteja comercializada, mas o custo de produção sofreu um reajuste considerável e o Piauí tenha um custo de produção de 30% maior que os demais estados, também devido às condições de infraestrutura e escoamento da produção.

Ainda assim o Piauí mantém o seu destaque na produção nacional e será sede da abertura nacional da colheita que será em fevereiro, na Fazenda Progresso, na cidade de Sebastião Leal. 

Fonte: Aprosoja-Piauí

Dê sua opinião: