Alepi

Sessão solene no PLenário da Assembleia Legislativa homenageia advogados

O deputado Ziza Carvalho foi o autor do requerimento solicitando a realização da homenagem

Advogados foram homenageados pela Assembleia Legislativa

Advogados foram homenageados pela Assembleia Legislativa Foto: Thiago Amaral/Alepi

Os advogados foram homenageados nesta quarta-feira (17) em sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa, que contou com a presença do presidente da OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí), Celso Barros Coelho Neto, e de um grande número de integrantes da categoria.


A sessão solene foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), que, em seguida, passou a direção dos trabalhos para o deputado Ziza Carvalho (MDB), autor do requerimento solicitando a realização da homenagem prestada pelo transcurso do Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto.


A mesa de honra foi composta, dentre outros, pelo presidente da OAB-PI, pela vice-presidente da instituição, Daniela Freitas; o presidente do Instituto dos Advogados do Piauí, Álvaro Mota, e pelo representante do Conselho Federal da OAB, Carlos Medeiros Júnior.


Após a execução do Hino do Piauí, o deputado Ziza Carvalho disse que estava muito feliz com a realização da sessão solene visando homenagear os advogados que, segundo ele, desenvolvem uma atividade indispensável ao funcionamento do sistema judiciário e ao estado democrático de direito.


Em seguida, a vice-presidente da OAB, Daniela Freitas, agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa e disse que a sociedade confia nos advogados porque recorrem a eles quando se trata de obter o atendimento dos seus pleitos junto ao Poder Judiciário. Ela frisou que as mulheres atualmente são maioria entre os advogados e exercem a profissão com competência.


Ainda na ocasião, o advogado Álvaro Mota, presidente do Instituto dos Advogados Piauienses e do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados do Piauí, discursou e comparou a atividade da advocacia ao exercício da cidadania. “Homenagear os advogados é saudar a cidadania. Trata-se de uma homenagem justa e importante. O Estado Democrático de Direito é como um solo fértil para atuação dos profissionais da categoria e demais operadores do Direito”, afirmou.


O advogado Carlos Júnior, que preside a Comissão Especial dos Juizados Especiais do Conselho Federal da OAB, também reforçou a importância da atividade advocatícia para a manutenção do Estado Democrático de Direito. “Não se faz justiça sem a presença dos advogados. Esse profissional é essencial à Justiça e à manutenção do Estado Democrático de Direito, o qual defendemos ferrenhamente”.


Por fim, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Piauí, o advogado Celso Barros Coelho Neto, agradeceu a realização da solenidade em homenagem aos advogados e reforçou a parceria entre o Legislativo e a advocacia em prol da democracia. “Estamos lisonjeados em receber essa homenagem da Casa do Povo. Hoje no Piauí temos cerca de 20 mil profissionais servindo à justiça e levando cidadania aqueles que precisam. Quero ressaltar aqui ainda a importância da aprovação do Projeto de Lei que tramita nesta Casa que regulamenta a Advocacia Dativa, que possibilitará o acesso à justiça em locais ainda desprovidos de atendimento ou que não tenham um número de defensores suficientes”, destacou o presidente da OAB PI.


Presente na solenidade, o deputado Severo Eulálio (MDB) cumprimentou os presentes e destacou a importância da categoria na garantia dos direitos dos cidadãos e da democracia no Brasil.

Fonte: Redação/Alepi

Dê sua opinião: