Alepi

Sessão solene comemora os 50 anos de fundação do Iate Clube

A sessão foi convocada pelo deputado Marden Meneses (PSDB)

Iate Clube de Teresina

Iate Clube de Teresina Foto: Facebook

Convocada através de requerimento do deputado Marden Meneses(PSDB), A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira(02), sessão solene especial para comemorar os 60 anos de fundação do Iate Clube de Teresina. Neste ano os associados comemoram também o centenário de nascimento do fundador do Iate, Cromwell Wall Barbosa de Carvalho.

Ao usar da palavra, o deputado Marden Meneses disse que era com “muita alegria que homenageava esta instituição social que neste ano completa 60 anos de existência prestando um grande serviço para a sociedade teresinense, nas áreas de lazer, esportes e atividades culturais”.

Marden disse que há pouco tempo faz parte do quadro social do Iate, cerca de 10 anos, quando ele veio de Piripiri para Teresina, porque precisava de “uma área descente e segura”  para inserir os filhos na sociedade local.

“No Iate, além das boas companhias, meus filhos terão acesso a práticas esportivas, culturais e lazer”, disse o deputado, que se considera orgulhoso por ter sido o proponente desta histórica homenagem”.

Avanços - Falando em nome da diretoria, o vice-comodoro Carlos Iglesias Brandão falou sobre a extinção de muitos clubes nos últimos 20 anos. “E o Iate, ao invés de reduzir seu nível fez foi aumentar, investindo em mudanças e evolução”, disse.

“Quem não acompanha as mudanças e a evolução tende  a falir. As coisas estão mudando muito rápido ultimamente”, disse o vice-comodoro. Como exemplo citou o centro comercial de Teresina. “Andando pelo centro não achei uma loja de tecido, em contrapartida, o centro estava cheio de farmácias e drogarias. Isto precisa ser explicado, mas indica uma evolução”.

Isto, segundo ainda o vice-comodoro, pode explicar a falência dos clubes sociais de Teresina. ”Não acompanharam a evolução e fecharam, ao contrário do Iate”.

A secretária do Iate Clube, Teresinha de Jesus Marques, disse que sente orgulho de estar participando da atual diretoria há quatro gestões. Ela disse que a diversão e o esporte são as atividades do clube.

O último a falar na sessão foi o Comodoro do Iate, Gilson Vasconcelos, que disse ter sido a defesa do Rio Parnaíba a motivação principal para a criação do clube. Uma expedição percorre o rio anualmente, para avaliar sua situação.

Gilson Vasconcelos informou que no próximo ano será construído um pier - ancoradouro de barcos - cujo recurso é oriundos de emenda parlamentar do senador Elmano Ferrer (Podemos), devendo a construção ficar a cargo da Prefeitura de Teresina. Ele concluiu sua fala afirmando que o Iate continua atuante, sem dívidas e sem processos na Justiça.

Sessão solene em homenagem aos 50 anos do Iate Clube de Teresina
(Foto: Thiago Amaral/Alepi)

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: