Alepi

Protocolos usados no tratamento da Covid-19 em Floriano são discutidos em audiência

Conselho Regional de Medicina do Piauí terá que se posicionar sobre os protocolos de tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus

Audiência pública discutiu a pandemia da Covid-19 no Piauí

Audiência pública discutiu a pandemia da Covid-19 no Piauí Foto: Thiago Amaral/Alepi

Os deputados estaduais enalteceram as ações adotadas pelo Governo do Estado e as prefeituras municipais, incluindo a de Teresina, para combate ao novo coronavírus e à Covid-19, durante a audiência pública realizada nesta quarta-feira (13) na Comissão de Saúde, Educação e Cultura, que durou mais de 4h.

Os parlamentares cobraram do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) uma posição urgente sobre o protocolo de tratamento dos pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

Os deputados Francisco Limma (PT), que requereu a realização da audiência pública, e Gessivaldo Isaías (Republicanos) pediram que o CRM-PI defina como os médicos devem se conduzir em relação aos medicamentos contra a Covid-19.

Francisco Limma apresentou, no final da audiência pública, vários encaminhamentos, dentre eles, a definição de estratégias de saída do isolamento social e a apresentação pela Prefeitura de Teresina sobre como estão sendo aplicados os recursos destinados ao combate ao novo coronavírus. A deputada Teresa Britto (PV) fez encaminhamento no sentido de que seja cobrada a prestação de contas dos recursos investidos pelo Governo do Estado nas medidas contra a Covid-19.

Indagações – O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) disse que o Governo do Estado adotou ações que colocam o Piauí numa situação melhor do que a de outros Estados na luta contra o novo coronavírus.

Evaldo Gomes indagou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Francisco Canindé, sobre as pesquisas que indicam a existência de milhares de contaminados pelo novo coronavírus em Teresina, bem como sobre o número de testes realizados no Piauí pela Secretaria Estadual de Saúde e sobre o funcionamento do hospital de campanha do Ginásio de Esportes Verdão.

O deputado João de Deus (PT) parabenizou o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina pela parceria que fizeram no combate ao novo coronavírus e questionou sobre as barreiras realizadas nos limites do Piauí com outros Estados. O parlamentar indagou ainda se os casos de Covid-19 vêm aumentando devido a desobediência da população ao isolamento social.

O deputado Francisco Costa (PT), por sua vez, enalteceu as medidas adotadas pelo Governo do Estado e as Prefeituras municipais, afirmando que as ações têm sido corretas no sentido de combater o coronavírus.

Respostas - Ao responder aos questionamentos, o presidente da FMS, Francisco Canindé, disse que as pesquisas da Prefeitura de Teresina são feitas através de amostras junto à população e que elas indicam que existem mais de 17 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Ele afirmou que as barreiras nas pontes entre Teresina e Timon, no Maranhão, estão funcionando normalmente e que ainda não existe data para o fim gradual do isolamento social na Capital piauiense.

O representante da Secretaria de Saúde, Alderico Tavares, advertiu que a queda no isolamento social tem contribuído para o crescimento do número de casos de contaminados e que as pessoas devem ficar em casa. Ele afirmou que o Governo do Estado está adquirindo mais testes para identificar possíveis doentes de Covid-19, que mais de 74 mil testes já foram realizados e que o hospital de campanha do Ginásio Verdão entrará brevemente em funcionamento.

No final da audiência pública, o presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura, deputado Nerinho (PTB), e o requerente da reunião, deputado Francisco Limma (PT), agradeceram a todos os participantes. Nerinho informou que um relatório com todos encaminhamentos apresentados pelos parlamentares será enviado aos órgãos estaduais e municipais que atuam no combate ao novo coronavírus e ao Covid-19.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: