Alepi

Procon Alepi atende individualmente mais que todos os outros 15 existentes no estado

Alepi comemorou os 34 anos de promulgação do Código de Defesa do Consumidor

Sessão solene comemorou os 34 anos do Código de Defesa do Consumidor

Sessão solene comemorou os 34 anos do Código de Defesa do Consumidor Foto: ALEPI

"A Assembleia faz um trabalho excelente na defesa do consumidor. O Procon Alepi atende individualmente mais do que todos os Procons do estado do Piauí. A Assembleia tem esse trabalho social muito importante. Nós temos hoje 16 unidades do Procon no estado e você dizer que só um órgão atende mais do que todos é porque existe um trabalho aguerrido do Procon Alepi”, enalteceu o coordenador do Procon do Ministério Público do Piauí, promotor Nivaldo Ribeiro.

 

A declaração foi feita durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em comemoração aos 34 anos de promulgação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O evento aconteceu no Plenário Waldemar Macêdo, por iniciativa da deputada Simone Pereira (MDB).

 

A sessão foi presidida pela deputada Vanessa Tapety (MDB), que destacou a importância do Código. “Sua criação representou uma verdadeira revolução no cenário jurídico empresarial brasileiro, promovendo maior equilíbrio entre as partes e assegurando direitos fundamentais, como a informação adequada sobre produtos e serviços, a proteção contra práticas abusivas e a facilitação do acesso à justiça”, disse.

 

A defensora Sarah Miranda, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública, lamentou o veto do Executivo ao Projeto de Lei 76/24, de autoria da deputada Simone Pereira, que tornava obrigatória a assinatura física na contratação de empréstimo consignado firmado por pessoas idosas.

 

A preocupação foi reafirmada pela defensora Ângela Barros, titular do Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública. “As principais vítimas são os consumidores idosos. Muitas vezes eles são levados a erro por um golpista, que se passa por um amigo, dizendo que ele tem direito a um benefício do INSS, um retroativo a receber, e o induzem a seguir um passo a passo, acessar um link, tirar uma fotografia, e aquela fotografia é utilizada para contratação de um empréstimo”, frisou.

 

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PI, Kaléo Alves Peres, participou do evento representando da OAB, e destacou importantes leis de iniciativa do Legislativo piauiense que contribuem para a defesa do consumidor e projetos em tramitação na Casa, como o PL 149/24, que visa proibir a interrupção do fornecimento de energia elétrica aos consumidores que mantêm Serviço de Assistência Domiciliar - SAD (home care) em suas residências.

 

Fonte: ALEPI

Dê sua opinião: