Alepi

Franzé Silva e Carlos Augusto cobram melhorias no sistema de transporte de Teresina

Assentos e aparelhos de ar-condicionado foram roubado

Ônibus deixa o Terminal Livramento em Teresina

Ônibus deixa o Terminal Livramento em Teresina Foto: Setut

Os deputados estaduais Franzé Silva (PT) e Coronel Carlos Augusto (MDB), na sessão plenária desta quinta-feira (26) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), cobraram melhorias no sistema de transporte de Teresina, especialmente para a recuperação dos abrigos de ônibus.

 

Franzé Silva afirmou que a situação dos abrigos é precária, sem qualquer conforto aos usuários. Segundo o parlamentar, assentos e aparelhos de ar-condicionado foram roubados dos terminais. “Já pedimos aqui ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado que se faça um levantamento da situação atual dos abrigos que foram construídos. Ali dava dignidade ao usuário do transporte”, explicou.

 

O deputado Coronel Carlos Augusto concordou com a cobrança do petista, acrescentando que o prefeito da capital, Dr. Pessoa (Republicanos), não tem capacidade de gestão e que a tendência é de a população teresinense continuar sofrendo. “Eram 100 dias para resolver a questão do transporte, ele dizia, mas já tem dois anos”, pontuou.

 

SEGURANÇA -   O deputado Coronel Carlos Augusto aproveitou a tribuna para falar sobre as atividades policiais no litoral do Piauí, que tem sofrido com ações gangues. Conforme o parlamentar, a polícia tem prendido muitos infratores, mas ainda é preciso que o Congresso Nacional atue para endurecer as leis.

 

“É preciso o endurecimento cada vez mais das penas. Para quem mata, estupra, trafica drogas nesse país. Não é possível ter progressão de pena para quem comete esse tipo de crime”, argumentou.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), lembrou que no final de 2021 foi feita uma emenda de bancada para a compra de motos para a polícia do Piauí e que, hoje, 300 motos já estão sendo emplacadas e adesivadas.

 

AUTISMO - Franzé Silva recordou que as leis 12.764/2012 e a 13.146/2012 garantem que pessoas com Transtorno do Espectro Autista e pessoas com deficiência têm o direito de acompanhamento escolar na rede pública de ensino.

 

O deputado contou que uma criança na Escola Simões Filho, em Teresina, não pôde estudar por não ter esse acompanhamento. “É preciso que a Secretaria Municipal de Educação cuide dessa área, da pessoa com deficiência, para que possa ser cumprida a lei”, cobrou.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: