Mais de 250 pessoas atuarão como observadoras nacionais nas Eleições Municipais 2024
Os deputados Dr. Gil Carlos e Francisco Limma discursram na tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na sessão plenária desta terça-feira (6), para elogiar ações do Governo Estadual. Os parlamentares focaram em temas como educação, infraestrutura, segurança alimentar e geração de renda.
Gil Carlos afirmou ter participado de um momento histórico no lançamento de um curso na manhã desta terça-feira, juntamente com o governador Rafael Fonteles. A ação envolve a criação de uma turma de 80 alunos, escolhidos nas escolas públicas estaduais, para participar de um preparatório focado nos dois vestibulares que garantem vagas para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e para o IME (Instituto Militar de Engenharia), duas das principais instituições que oferecem cursos na área de engenharia no país e que tem seleções muito competitivas.
Para Gil Carlos, esse momento é histórico por ser a primeira vez que um preparatório deste tipo é oferecido de forma gratuita para alunos de escolas públicas.
SÃO JOÃO DO ARRAIAL - Já o deputado estadual Francisco Limma (PT) destacou as ações da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar pelo lançamento do Programa Alimentação Saudável, que vai ser feito na tarde desta terça-feira. A política pública visa que o Governo do Estado compre alimentos de agricultores familiares e os distribua para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Francisco Limma elogiou o Governo Federal ao falar sobre rodovias. Francisco Limma afirmou que mais de 300 km de estradas foram restauradas ou sinalizadas no Território dos Cocais e que há a expectativa de que a BR-222 seja, finalmente, finalizada.
O parlamentar lembrou que no final de 2023, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o DER-PI (Departamento de Estradas de Rodagem) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura). O primeiro deve fazer o trecho entre São João do Arraial e Matías Olímpio e o segundo o desta cidade até a divisa com o Maranhão. A obra estava sendo realizada, mas no final da gestão do governo Bolsonaro foi paralisada por problemas legais junto ao DNIT.
Francisco Limma reforçou a importância da PI-117 e da BR-222: “Parabenizar a população por esse benefício que vai ser de grande valia, não só para São João do Arraial e Matías Olímpio, mas para toda a região, haja vista que Esperantina é um dos polos de educação, saúde e comercial importantes. Então, essa via encurta o percurso de vários municípios com Esperantina e com o estado do Ceará”, elogiou.
ALTOS - O deputado Warton Lacerda (PT) solicitou na manhã de hoje (06),durante a sessão plenária, na Assembleia Legislativa, a perfuração de novos poços, no conjunto habitacional, Jardim Cidade, em Altos, que tem mais de 900 residências e contém apenas dois poços e não tá atendendo a demanda, o pessoal tá ficando sem ter água para beber e sem ter água para tomar banho.
"Venho pedir ao nosso companheiro Santana ,que veja a implantação de mais um poço da Agespisa, no conjunto Jardim Cidade ,na cidade de Altos para que as pessoas quando chegarem do trabalho tenham água. São mais de 900 casas e estão sendo construídas mais 300. Então, que esse poço seja perfurado com rapidez, amanhã eu apresento o requerimento mas com necessidade, hoje , eu peço urgência na perfuração desse poço”, afirmou Warton Lacerda.
O parlamentar também comentou sobre o apoio que o governador está dando para o futebol com a liberação de R$ 5 milhões e trezentos mil reais para serem distribuídos entre vários times e das diversas séries. “A gente ficou feliz e agraciado, isso nunca aconteceu no futebol piauiense, então ele está fazendo um trabalho forte no esporte também”, afirmou.
PIRIPIRI - O deputado Marden Menezes (Progressistas) falou na manhã de hoje (06),durante a sessão plenária, na Assembleia Legislativa sobre o resgate do Festival Piripiri, Humor e Arte que acontecerá nos dias 10 e 11 do mês de maio. O evento terá o apoio e parceria da Secult (Secretaria de Cultura do Piauí).
Marden afirmou em seu discurso que o festival foi criado há muito tempo, mas foi interrompido por falta de apoio da prefeitura. “Com o esforço através das nossas emendas parlamentares e colaboração de alguns colegas, deputados estaduais, que também são representantes da região, vamos realizar novamente o Festival Piripiri, Humor e Arte”, ressaltou
"O festival tem a finalidade de resgatar a cultura daquela região com o foco nos humoristas, filhos da cidade de piripiri e humoristas convidados de renome regional e nacional, com espaço para o surgimento de novos talentos e abertura para diversos outros segmentos da arte, como a música, teatro e literatura”, afirmou Marden.
O deputado finalizou seu discurso agradecendo à secretaria de cultura que abraçou a ideia e em parceria com o governo do estado e emendas parlamentares será possível a realização do evento. “Piripiri voltará a ter um dos maiores festivais do Piauí, não há duvida”, concluiu.
Dê sua opinião: