Moradores da zona rural de Batalha estão recebendo módulos sanitários em suas residências, garantindo condições básicas de saneamento e mais qualidade de vida. A iniciativa, que faz parte de um investimento de cerca de R$ 500 mil, já contemplou 12 famílias na localidade Chapada do Urubu e beneficiou mais 25 famílias na região.
A ação está sendo conduzida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Saneamento Básico do Piauí, e prevê a instalação de pia, chuveiro e vaso sanitário, além da implantação de um conjunto fossa/sumidouro. Com isso, busca-se garantir a disposição adequada dos efluentes, protegendo o meio ambiente e reduzindo a proliferação de doenças parasitárias de veiculação hídrica.
Para muitas famílias beneficiadas, como a de Carliane Silva, essa é a primeira vez que contam com um banheiro em casa. A instalação dos módulos sanitários representa uma mudança significativa na vida dessas pessoas, proporcionando mais conforto, saúde e dignidade.
Além de Batalha, a mesma iniciativa está sendo executada no município de Paulistana, ampliando o alcance da ação e beneficiando outras famílias em situação de vulnerabilidade social.
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) destacou a importância da iniciativa para a população piauiense. “A instalação de módulos sanitários traz mais dignidade e saúde para as famílias. Mais uma iniciativa que o governador Rafael Fonteles deu total apoio e entende sua importancia”, afirmou.
"A medida busca não apenas melhorar a infraestrutura das residências, mas também evitar problemas sanitários comuns em áreas sem saneamento básico adequado. O acesso a banheiros reduz significativamente o risco de contaminação por doenças, garantindo mais qualidade de vida para os moradores".
Henrique Pires lembra que seu mandato tem compromisso consolidado com a defesa do acesso a água potável e saneamento basico. São ações que garantem o desenvolvimento social e a melhoria das condições de vida das famílias que vivem na zona rural do Piauí", finaliza.
Fonte/Créditos: Assessoria Parlamentar
Comentários: